Os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão "operando" para o ministro Dias Toffoli continuar. A informação foi trazida pela jornalista Malu Gaspar, do Globonews.
Segundo ela, no entanto, a informação é que a situação "vai piorar". "Eles estão apavorados", comentou Gaspar, acrescentando que Mendes e Moraes estão tentando "controlar" esse caso do Banco Master.
Entrevista de Fachin
O presidente do STF, Edson Fachin afirmou em entrevista ao jornal Estadão que acredita que se não houver uma "autolimitação" do tribunal, essa regulação poderá vir de algum "poder externo". O ministro afirmou que o debate sobre a ética dentro da Suprema Corte "é um tema que representa um aprimoramento do caminho que o tribunal está seguindo".
"Até porque, ou nós encontramos um modo de nos autolimitarmos, ou poderá haver eventualmente uma limitação que venha de algum poder externo, e não creio que o resultado seja bom, haja vista o que aconteceu na Polônia, na Hungria, no México", acrescentou o magistrado.
Como mostrou a CNN, desde que assumiu a presidência do STF, Fachin vem conversando com colegas da Corte e de outros tribunais superiores sobre a questão. Em outro momento da entrevista, ao defender sua posição favorável ao conjunto de regras, o ministro ainda citou o cenário internacional.
"Um código de conduta é uma medida de defesa do próprio tribunal e é uma evolução desse aprendizado institucional. A história do Supremo marcha nessa direção, como, aliás, marcharam os tribunais constitucionais de outros países", disse.
0 comentários:
Postar um comentário