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Boletins Falsos e Diplomas Vazios: A triste realidade da Educação da Governadora Fátima Bezerra

 

No Rio Grande do Norte, da professora e governadora Fátima Bezerra, a educação pública adota uma medida no mínimo alarmante: agora, estudantes podem ser reprovados em até seis disciplinas e, ainda assim, avançar para o ano seguinte.

A justificativa da Secretaria de Educação, professora Socorro Batista, é que muitos alunos estariam “desmotivados” com as reprovações. E a solução encontrada? Permitir o avanço mesmo sem o aprendizado necessário. O resultado é preocupante: escolas transformadas em fábricas de aprovação automática, onde se finge que o aluno está aprendendo, quando, na realidade, está acumulando defasagens educacionais graves.

Essa nova política compromete seriamente o futuro dos estudantes. Como esperar que um jovem compreenda conteúdos novos se ainda não dominou os do ano anterior? Carregar várias dependências enquanto lida com novas matérias é uma receita para o fracasso — não apenas escolar, mas também pessoal e profissional.

Infelizmente, a prioridade parece ser apenas inflar as estatísticas e mostrar números positivos em relatórios oficiais. A qualidade da educação, que deveria ser o foco, é deixada em segundo plano.

Essa estratégia, marcada por um populismo educacional irresponsável, engana uma geração inteira. Em vez de exigir, acompanhar e apoiar, o sistema simplesmente empurra os alunos. O resultado são boletins que não refletem a realidade, diplomas vazios e uma juventude iludida por uma formação de fachada.

Fátima e Socorro deixarão um legado preocupante: o da maquiagem pedagógica, onde o que vale é a aparência do sucesso, e não a aprendizagem real. A educação pública precisa de responsabilidade, investimento e seriedade — não de soluções paliativas que servem apenas à propaganda política.

Uma sociedade consciente precisa questionar: que tipo de futuro estamos construindo para nossas crianças e jovens? Educação não pode ser usada como ferramenta ideológica ou eleitoral. Ela deve ser um compromisso verdadeiro com o desenvolvimento do cidadão e do país.

"Infelizmente, formar cidadãos críticos e bem-educados, não parece ser prioridade para esse projeto político da esquerda. Quanto menos consciência crítica, melhor para eles! 

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