Olho D'água do Borges/RN -

Prefeitura Municipal de Olho D’água do Borges iniciou trabalho de produção de silagem para atender pequenos produtores rurais.

A Prefeitura Municipal de Olho D’água do Borges, por meio da Secretaria de Agricultura e o Agente de Desenvolvimento do município, iniciou na manhã dessa quarta-feira, 20, o Programa Silagem, que consiste na produção de ração através de milho e sorgo, para atender os pequenos produtores do município. 

A silagem é um alimento volumoso, usado para garantir a segurança alimentar dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos nos meses de seca, período de grandes desafios para os criadores da nossa região. Se no período chuvoso há abundância de oferta de forragem na vegetação nativa, durante a estiagem essa oferta fica escassa em virtude da pouca variedade e diminuição da qualidade, daí a silagem é a alternativa mais indicada nesse momento.

O trabalho de silagem foi iniciado na propriedade do agricultor Raimundo Olímpio (Borrego), na comunidade rural de Brejinho, onde mais dois produtores serão beneficiados.

Foi pensando nisso, que a prefeitura municipal de Olho D’água do Borges passou a incentivar os agricultores para garantir a alimentação do seu rebanho, adquirindo um trator, equipado com carroção, máquina de Silagem, e seis prensas para enfardar feno.

Até o momento cerca 30 produtores já fizeram o agendamento para realização do serviço, e estima-se que esse ano, serão produzidas mais de 400 toneladas de silagem pelo Programa. Além da produção de silagem, a Secretaria de Agricultura está disponibilizando também seis prensas para produção de feno de braquiária, gramão e outras variedades.

O Engenheiro Agrônomo do Município, Antônio Flavio Cesar, que também está à frente do Projeto Silagem, destacou a importância da realização do serviços como a silagem. “A importância da silagem é muito grande, quando chegar o período da escassez  de forragem,  e você ter toda a ração do seu rebanho armazenada em um silo é muito bom”, disse.

O AD Gilberto Dias, falou que a silagem é um alimento forrageiro, rico em energia, que vai alimentar o rebanho do município no período da seca, e acredito que, com a divulgação desse incentivo ao homem do campo, por parte da Prefeitura Municipal de Olho D’água do Borges, no próximo ano teremos uma procura bem maior pelo serviço. Disse Gilberto.

A Prefeita do Município, Maria Helena, falou ao blog, sobre a importância da produção de silagem, principalmente para as pequenas propriedades: “A produção de silagem tem um papel importante na alimentação do gado leiteiro e de corte, e outros rebanhos, principalmente nas pequenas propriedades, pois aumenta significativamente a produção de leite e garante mais renda ao produtor sendo uma alternativa de alimento para os animais, tem menor custo de produção e pode ser utilizado durante todo o ano, principalmente na escassez da pastagem”, destacou a prefeita.

Sabendo da grande demanda do trabalho na produção da silagem prestado aos produtores, recomendamos que as pessoas que ainda desejam solicitar o trabalho em sua propriedade, devem realizar a sua inscrição junto a Secretaria de Agricultura do Município, para que possam ser atendidos com maior agilidade dentro do prazo. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179