Olho D'água do Borges/RN -

RN atinge 242 mortes por Covid-19 e Governo admite que pico da pandemia ainda não chegou

A secretaria de Estado de Saúde Pública confirmou mais 22 mortes por Covid-19. É o novo recorde estabelecido de óbitos divulgado num único dia no Rio Grande do Norte. Ao todo, 242 pessoas já morreram vítimas do novo Coronavírus no Estado potiguar. A Sesap confirmou ainda que 5.630 pacientes já foram diagnosticados com a Covid-19 e outros 14.034 são suspeitos de terem sido infectados. A previsão é de que a curva de novos casos permaneça crescente por até quatro semanas.

A pressão dos números recai sobre a rede de saúde onde 507 pessoas já estão internadas, sendo 270 em leitos críticos (UTI e semi-intensivo) e 237 em leitos clínicos, tanto na rede pública como privada. Dos 187 leitos críticos da rede pública há apenas 11 vagas disponíveis.

As regiões metropolitana de Natal e Oeste estão com 100% da capacidade esgotada. Apenas no hospital do Seridó ainda há espaço. Por volta das 13h30 desta quarta-feira (27), haviam 90 pacientes aguardando vaga na fila da regulação. Desses, 31 eram prioridade 1 e 2, ou seja, necessitavam de transferência para leitos críticos de UTI ou semi-intensivo.

No plano de expansão de leitos do Governo estadual para os próximos dias estão previstas a abertura de mais 20 leitos no hospital João Machado, 10 em Macaíba e outros cinco em Caicó.

O secretario da Sesap Cipriano Maia voltou a fazer um apelo para que a população só saia de casa quando for realmente necessário. Isso porque o isolamento social é a principal forma de evitar a transmissão do vírus. Ele admitiu que, apesar do impacto que os números vem causando, com aumento no número de mortes e de pacientes contaminados o pico da pandemia ainda não aconteceu:

Estamos ainda em ascensão. Aumentamos a liberação de exames, que confirmam tantos casos como óbitos em investigação. Devemos ainda ficar de duas a quatro semanas (com o crescimento de casos), essas é tendência que vem se construindo, se projetando, através da análise epidemiológica. E isso exige mais atenção e compromisso com a vida. Precisamos proteger nossos idosos e aquelas pessoas que têm comorbidades, precisamos desse sacrifício em defesa da vida, o momento mais crítico já se prenuncia. Com o crescimento de casos, com a ocupação hospitalar em 100%, não podemos afrouxar as medidas nesse momento”, afirmou.

Isolamento social no RN é o 2º pior da região Nordeste. O índice de isolamento social no Rio Grande do Norte voltou a cair e chegou a 40,89% na terça-feira (26), de acordo com levantamento divulgado peça plataforma Inloco. Na região Nordeste, apenas Sergipe, com 39,5%, registra índice mais baixo que o Estado potiguar. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179