Olho D'água do Borges/RN -

Supremo pode derrubar Renan Calheiros do comando do Senado?


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal vtaram nesta quinta-feira por proibir que autoridades que enfrentem processos penais na corte ocupem cargos na linha sucessória da Presidência da República.

Se essa decisão se confirmar, teria potencial de contribuir para o afastamento de Renan Calheiros do comando do Senado, caso ele vire réu antes da conclusão do seu mandato de presidente da Casa, em fevereiro.

Há uma denúncia contra o peemedebista pronta para ser julgada pelo Supremo, na qual ele é acusado de favorecer uma empreiteira suspeita de pagar a pensão de sua filha.

O julgamento, no entanto, foi interrompido porque o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo. A interrupção gera um alívio para o governo Michel Temer, já que o afastamento de Renan poderia tumultuar o funcionamento do Senado e atrapalhar a aprovação de propostas de interesse do Planalto.

Já votaram a favor da proibição os ministros Marco Aurélio Mello (relator do caso), Edson Fachin, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello.

Eles fundamentaram seu voto na “necessidade de preservar a respeitabilidade do cargo” de presidente, conforme destacou o decano da corte, Celso de Mello.

“Não tem sentido que os substitutos eventuais tivessem mais poder que o titular do mandato (de presidente)”, argumentou ele, em referência ao fato de que a Constituição prevê o afastamento do presidente da República quando este vira réu.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179