Olho D'água do Borges/RN -

As Câmaras Municipais Onde As Mulheres São Maioria, Olho D’água do Borges é uma delas


O Brasil é um dos países com maior desigualdade de gênero na política e ocupa o 153º lugar no ranking da Inter-Parliamentary Union (IPU), pois na Câmara Federal há somente 9,9% de mulheres ocupando os assentos de deputadas federais. Nas Câmaras Municipais a situação não é muito diferente e as mulheres ocupam algo em torno de 13% dos assentos de vereadores nas duas últimas eleições municipais.

Porém, o Brasil é muito grande e possui 5.568 municípios, com elevada heterogeneidade. Nenhuma mulher foi eleita vereadora em mais de mil cidades. Somente uma mulher foi eleita para as Câmaras Municipais em mais de duas mil cidades. Ou seja, a regra é a exclusão das mulheres dos espaços de poder em nível municipal. 

Porém, há exceções. Em um número reduzido de cidades as mulheres são maioria do poder legislativo local. A tabela acima mostra que, nas eleições de 2016, as mulheres brasileiras conseguiram maioria na Câmara de Vereadores de 23 cidades e a paridade (50%) em uma cidade.

Nota-se que são todos municípios pequenos, sendo Breu Branco, no Pará, o maior com 13 vereadores. Outros 5 municípios possuem 11 vereadores, 1 com 10 vereadores e os outros 18 municípios possuem 9 vereadores (o número mínimo). Na distribuição regional, são dois municípios para cada uma das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Todos os outros, num total de 16 municípios, pertencem à região Nordeste.

Fonte: Portal Ecodebate


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179