Olho D'água do Borges/RN -

Prefeito de Olho D’água do Borges usa facebook para culpar o governo do estado pelos péssimos serviços de Saúde, quando a responsabilidade é do município

A municipalização dos serviços de  saúde é uma estratégia de  transferir para o município a responsabilidade da saúde de sua população. É para isso  que as cidades recebem os recursos necessários para exercerem plenamente as funções de coordenação, controle, planejamento, acompanhamento, e avaliação das ações e os serviços de saúde prestados em seu território.

O princípio da descentralização político-administrativa da saúde foi definido pela Constituição de 1988, preconizando a autonomia dos municípios e a localização dos serviços de saúde na esfera dos cidadãos e de seus problemas de saúde.

Conforme o art. 30, inciso VII da Constituição Federal de 1988, cabe ao município: "prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;"

Para entender melhor essa situação, é preciso compreender que existem responsabilidades determinadas para os Estados, Municípios e União. O município se responsabilizará por ações dentro do seu próprio território, e para isso, contará com o apoio do Estado e da União. Já quando as ações pretendem atender a um público regional, será de responsabilidade do Estado, com o apoio do Município e da União. Por fim, quando as ações vão além dos aspectos regionais, será de responsabilidade da União e contará com o apoio dos estados e municípios.

Veja alguns exemplos práticos:
  • A atenção básica aos cidadãos, é de responsabilidade do município, uma vez que o objetivo é atender dentro de seu próprio território. É obrigação do município manter o atendimento medico 24h, é pra isso que vem os recursos do SUS;
  • Um hospital, quando atende a uma região, é de responsabilidade do estado, mas pode contar com o apoio dos municípios que o tem como referência e da União;
  • Um programa como o de combate a Dengue, é de responsabilidade da União, uma vez que envolve vários entes federativos, mas contará com o apoio dos estados e municípios.

Por tanto, querer justificar a ingerência e a  ineficiência dos serviços de saúde de nosso município, atribuindo a culpa ao governo do estado, é ou não é brincar com a cara e a boa vontade do povo?. E pior ainda, é achar pessoas que ainda acreditam  nessa pirotecnia midiática. Nosso município vive hoje senas pitorescas de uma Sucupira ou Brogodó da vida.

É triste, mas é verdade!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179