Olho D'água do Borges/RN -

Mudanças de hábitos podem contribuir para economizar água


Após a confirmação das previsões de meteorologistas de que este ano seria mais um de estiagem e baixo volume de chuvas no Rio Grande do Norte, a preocupação com o desperdício de água aumenta. Em tempos que a seca castiga, algumas mudanças de hábitos simples podem fazer grande diferença para economizar água.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) sugere algumas medidas que podem ser tomadas por diferentes setores para ajudar a evitar o desperdício do líquido.

"Economizar água serve para poupar dinheiro e para preservar o planeta. Orientamos a população a regar as plantas pela manhã ou à noite, horários em que a evaporação da água é mais lenta, e ainda assim de forma moderada e por pouco tempo. É importante também evitar que as crianças brinquem com o chuveiro ligado durante o banho", informa a assessoria de comunicação da companhia.

A substituição das descargas suspensas por modelos acoplados e com diferentes níveis de descarga também é uma medida importante na redução do consumo de água. No mercado, é possível encontrar dispositivos redutores de vazão para torneiras e chuveiros que podem economizar até 12 litros por minuto.

Outras dicas importantes são verificar regularmente se há vazamentos em torneiras, descargas, chuveiros e tubulações das casas e, se detectado o problema, realizar os reparos o quanto antes. A substituição da mangueira por um balde de água para lavar o carro e a calçada ajuda a reduzir o consumo de água nas atividades. A Caern orienta os consumidores a contatar a companhia através do telefone 115 em casos de vazamentos nas ruas.

Nas empresas, é possível economizar água controlando o uso de aparelhos eletrônicos, pois, em média, 90% da energia elétrica consumida no Brasil vem de usinas hidrelétricas. Deve-se optar por modelos mais econômicos de climatizadores e computadores, por exemplo, e desligá-los quando ninguém estiver usando. Já as lâmpadas incandescentes devem ser trocadas pelas fluorescentes ou ainda as de LED, que, além de serem mais econômicas, têm maior durabilidade.

Reuso da água é boa alternativa para economizar
A água poupada poderá ser utilizada onde não se necessita utilizar água potável, como lavar a calçada ou dar descarga. A reutilização da água é uma boa alternativa para economizar e evitar o desperdício.

O ar-condicionado, por exemplo, produz em média 20 litros de água limpa por dia. Essa água condensada pelo parelho pode ser usada para lavar a casa, nas descargas dos banheiros, regar as plantas, entre outras atividades domésticas.

A água da chuva, do banho, da máquina pode ser reutilizada na limpeza do vaso sanitário, de pisos, lavagem do carro, por exemplo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179