Olho D'água do Borges/RN -

CNM defende fim das emendas para diminuir fraudes

CNM defende fim das emendas para diminuir fraudes – Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, as emendas parlamentares ao Orçamento são um dos fatores que alimentam as fraudes.

Segundo ele, a retenção de transferências da União, “que obriga os municípios a ficarem de pires na mão em Brasília”, aliada à dependência dos recursos das emendas para serviços básicos, deixam os gestores em situação vulnerável. CNM defende fim das emendas para diminuir fraudes

“São várias as causas para o problema, mas a principal são as transferências voluntárias, as emendas que, muitas vezes, tornam os prefeitos reféns”, diz o representante dos prefeitos. Como exemplo, ele lembra o caso da máfia dos sanguessugas, referindo-se ao escândalo de emendas parlamentares para a compra de ambulâncias que envolveu vários políticos de diversos Estados brasileiros em 2005. 

Para Ziulkoski, a solução seria a criação de um fundo nacional de infraestrutura, usando como modelo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não se vê desvios e nem denúncias relacionadas ao FPM”, ressalta. O fundo, previsto na Constituição de 1988, é uma das modalidades de transferência de recursos federais para as prefeituras. O coeficiente de participação de cada município é calculado com base na população e renda per capita de cada cidade. 

Segundo ele, muitas vezes as irregularidades também são praticadas por falhas na gestão pública, onde o princípio fundamental é ir até onde a lei permite. “Um prefeito recebe uma determinada quantia para uma área, mas, se sobrar dinheiro, ele não pode colocar em outra área, pois estaria cometendo improbidade administrativa”, explica. 

O procurador da República Mário Lúcio Avelar, que esteve à frente de investigações de casos como o Escândalo da Sudam, que apurou fraudes na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, e da Máfia dos Sanguessugas, concorda com Ziulkoski. “As emendas parlamentares têm que acabar”, afirma Avelar. 

“Elas contribuem para os casos de desvios, como aconteceu no caso da Sanguessuga, que se tornou um sistema extremamente organizado em escala nacional”, acrescenta o procurador, hoje integrante do Ministério Público Federal em Goiás. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179