Olho D'água do Borges/RN -

PF investiga desvios no Ministério do Turismo


A Polícia Federal prendeu o chefe da assessoria parlamentar do Ministério do Turismo, Norton Masera, e fez buscas na sede da pasta em Brasília nesta quinta-feira (26). Os mandados no ministério fazem parte da Operação Lavat, destinada a desarticular uma organização criminosa investigada em uma operação anterior, a Manus. Ela prendeu em junho deste ano o ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Segundo testemunhas, policiais federais chegaram em frente ao prédio por volta das 7h, mas só subiram 15 minutos depois. Eles entraram pela portaria privativa, que dá acesso aos gabinetes do ministro e de secretários. Até a última atualização desta reportagem, os policiais continuavam no local. PF investiga desvios no Ministério do Turismo

O ministro do Turismo Marx Beltrão se licenciou para votar a denúncia contra Temer. Quem está respondendo é o interino, que também é o secretário-executivo, Alberto Alves. Ele já foi informado da operação e designou uma servidora da área administrativa para acompanhar as buscas. 

Segundo a PF, a organização criminosa continuou praticando crimes de lavagem de dinheiro. Ao todo, são cumpridos 27 mandados: 22 de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 2 de condução coercitiva. A maior parte ocorre no Rio Grande do Norte.

De acordo com a corporação, durante a análise do material apreendido na Operação Manus foram identificadas “fortes evidências quanto à atuação de outras pessoas pertencentes a organização criminosa”, que continuou lavando dinheiro e ocultando valores para o chefe do grupo. 

Foi identificado também esquema criminoso que fraudava licitações em diversos municípios do RN visando a obter contratos públicos, que somados alcançam cerca de R$ 5,5 milhões, para alimentar a campanha ao governo estadual em 2014. 

O nome da operação ainda é referência ao provérbio latino “Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat”, cujo significado é: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179