Olho D'água do Borges/RN -

Presidente do Banco do Nordeste indicado pelo Centrão é exonerado 24 h após tomar posse

Governo decide exonerar novo presidente do Banco do Nordeste um ...
O conselho de administração do BNB (Banco do Nordeste) decidiu na tarde desta 4ª feira (3.jun.2020) destituir Alexandre Borges Cabral da presidência da instituição. Ele foi indicação do chamado Centrão – grupo de partidos sem coloração ideológica que se aproximou do governo Bolsonaro e havia sido empossado nesta 3ª feira (2.jun).

A saída de Cabral ocorre depois de vir à tona 1 processo movido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) que apura supostas irregularidades em contratações feitas pela Casa da Moeda no período em que ele ficou à frente da estatal, em 2018. O suposto prejuízo é de R$ 2,2 bilhões.

Em comunicado o Banco do Nordeste destacou que o conselho de administração “tem pautado suas deliberações de forma diligente, rigorosamente em conformidade as boas práticas de governança corporativa e em estrita observância da legislação vigente“.

O diretor financeiro e de crédito do banco, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, exercerá a presidência da instituição interinamente até que seja eleito novo ocupante para o cargo.

O Poder360 apurou que Cabral foi indicado pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Colho (MDB-PE). Ele nega. Havia acordo para que o cargo fosse entregue a 1 nome indicado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, principal cacique do PL que teve o mandato cassado e foi condenado no mensalão.

Valdemar ficou contrariado com a indicação de Cabral e bateu pé, o que impulsionou a saída precoce do agora já ex-presidente do BNB. É o ex-deputado quem deve indicar o substituto.

ACORDOS COM O CENTRÃO
O governo do presidente Jair Bolsonaro já colocou nas mãos dos indicados pelo “Centrão” órgãos públicos e empresas estatais que gerenciam R$ 110,5 bilhões anuais.

As nomeações saíram em pouco mais de 1 mês. A primeira foi em 29 de abril, para a superintendência da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) em Recife, também conhecido com o metrô da capital pernambucana. Carlos Ferreira da Silva Filho foi nomeado por indicação do PSC.

A mais recente é de 3ª feira (2.jun), na Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. O professor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) Arnaldo Correia de Medeiros foi nomeado pelo cargo por indicação do PL.

Fonte: Poder 360


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179