Olho D'água do Borges/RN -

Prédio histórico e tombado pelo Iphan, onde funcionava o cabaré Arpege, desaba após chuva na madrugada desse domingo em Natal

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (21) foi um momento triste para quem gosta dos prédios antigos de Natal, as chuvas derrubaram de vez a parte superior de onde funcionara o popular Cabaré Arpege, na Rua Chile, bairro da Ribeira, em Natal. O imóvel, que estava abandonado, foi construído na década 1940 por uma família de alemães e já estava em ruínas.

História do Arpege
Argepe existiu até a década de 1990, ficava na Rua Chile, após o cruzamento com a Tavares de Lira, na esquina com a Travessa Venezuela, construído no século XX por um família de alemães, tendo inicialmente funcionando como um “Secos e Molhados”.

Em 1941, o empresário Nestor Galhardo adquire parte da edificação, tendo o intuito de instalar sua própria gráfica, ocupando apenas o pavimento térreo, o que restou do prédio após a chuva deste domingo (21).

Galhardo decidiu abrir, portanto, um cabaré no pavimento superior, que seria administrado primeiramente por sua amante e entrada era feita através da Travessa Venezuela, próximo ao Cova da Onça. 
Após a morte de Nelson Galhardo, seu neto, que também se chama Nelson Galhardo, assume a administração dos negócios. Durante algum tempo, a gráfica permaneceu em atividade, porém fechou as portas. O local serviu como cenário aos filmes “For All - Trampolim da Vitória” e “O Homem que Desafiou o Diabo”.

O início da demolição
No ano de 2005, o imóvel é adquirido pela empresária carioca Paula Homburger, acreditando na revitalização da Ribeira. A intenção era construir um restaurante no local, entretanto a ideia não deu certo por diversas razões.

Três anos depois, parte da estrutura do cabaré Arpege é destruída com as fortes chuvas, chegando a ser interditado pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte . No ano de 2010, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179