Olho D'água do Borges/RN -

Corpus Christi: o que é e o que significa a comemoração religiosa

 

O feriado de Corpus Christi faz parte do calendário católico. Contudo, mesmo quem não segue os preceitos da religião, se beneficia, já que é um ponto facultativo normalmente transformado em feriado. 

Mas por que o Corpus Christi não tem uma data certa e por que só os católicos consideram o feriado uma festividade religiosa?

A data também faz referência à "Última Ceia", realizada sempre durante a Semana Santa. Muita gente nunca percebeu, mas o feriado de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois da Páscoa, e cai sempre às quintas.

O termo "corpus christi" é uma expressão que vem do latim, e pode ser traduzido como "corpo de Cristo". Para os cristãos, é o momento em que hóstia e vinho, após serem consagrados, se transformam na carne e no sangue do próprio Jesus Cristo.

Aqui no Brasil, quem trouxe a celebração de Corpus Christi foram os portugueses. Foram eles que introduziram os famosos "tapetes" feitos de serragem, areia ou borra de café. Em geral, são feitos desenhos bíblicos que remetem ao corpo e sangue de Cristo. Esses "tapetes" são feitos para a passagem do ostensório (peça que armazena o corpo de Cristo em forma de hóstia) em procissão seguida pelos fiéis.

A data está no calendário da Igreja Católica desde, pelo menos, 1264. Foi nesse ano que ela foi oficialmente inserida nas comemorações religiosas por ordem do Papa Urbano IV, sendo considerada o marco do sacramento da eucaristia, lembrando aos fiéis do sacrifício de Jesus. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179