Olho D'água do Borges/RN -

Bloqueio na BR-304 e falta de estrutura impactam na arrecadação do ICMS no Estado

 

Entidades do setor produtivo do Rio Grande do Norte rebateram publicação do titular da Fazenda do Estado (Sefaz), Carlos Eduardo Xavier, nas redes sociais, na qual afirma que o Estado registrou “queda de arrecadação sem nenhuma queda de preços”. As federações da Indústria (Fiern) e Agricultura e Pesca (Faern) destacaram o bloqueio da BR-304 e a “falta de atratividade para investimentos”, como fatores determinantes para a queda no recolhimento de impostos. Dados da Sefaz mostram que a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) caiu 2,67% em maio, no comparativo com o ano passado.

O presidente da Fiern, Roberto Serquiz, pontuou que a “economia é muito dependente de uma boa infraestrutura” e, portanto, foi afetada pela situação das estradas, sobretudo da BR-304. “Certamente ocorreu um impacto negativo. Não podemos dimensionar os números com exatidão, mas relatos de empreendedores nos autorizam a constatar um impacto negativo”, completa. Serquiz, a exemplo de Xavier, fez um comparativo com a Paraíba para contestar a publicação do secretário.

“Se a sugestão é o exercício de comparação entre o RN e a PB, lembremo-nos que o RN é o penúltimo em competitividade do NE e a Paraíba é a segunda mais competitiva, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). Além disso, a despesa corrente na Paraíba, bem como a despesa específica com pessoal, são muito menores do que as daqui, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional. Lá os investimentos são superiores aos nossos. A infraestrutura também está em melhor situação”, comenta.

 Veja a materia completa aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179