Olho D'água do Borges/RN -

Governadora Fátima Bezerra tira o braço da seringa e quer jogar para os prefeitos do Alto Oeste responsabiidde para tratar da pandemia

 

Diante do agravamento da Pandemia no interior do Estado, a governadora Fatima Bezerra convocou reunião com prefeitos e autoridades da área de saúde das regiões Oeste Alto Oeste para discutir ações e medidas destinadas a conter a disseminação do Coronavírus (Covid-19) nos municípios sob jurisdição da 2ª e 6ª regionais de saúde.

Com isso a governadora está insinuando para que Prefeitos do Alto Oeste do Estado publiquem os seus próprios decretos, visando conter a disseminação do aumento da Pandemia na Região. Ou seja, ela está tirando o braço da seringa e jogando a responsabilidade para os prefeitos.

Segundo a secretária adjunta Maura Sobreira, a partir desta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) vai enviar recomendações aos municípios que estão nas escalas 3, 4 e 5 do Indicador Composto. A Secretaria vai também reforçar o estoque de oxigênio com o envio de cilindros para as regionais com maior pressão por leitos e está oferecendo curso de capacitação destinado aos profissionais que atuam no atendimento a pacientes em risco de vida.

No Alto Oeste, 70,7% da população está em zona de alerta (amarela) ou de perigo (vermelha); no Oeste, 95,7% estão nessa situação. “Portanto, é extremamente necessário que os municípios unam forças com o Governo para o cumprimento dos protocolos e dos decretos com medidas restritivas”, sugeriu Maura.

Os Prefeitos e secretários municipais de saúde, presentes à reunião on line, foram unânimes em lamentar a baixa cobertura vacinal da população e pediram a adoção de medidas mais rígidas, uniformes e urgentes para a região, onde a taxa de ocupação de leitos críticos era de 100% e havia 29 pacientes na lista de espera por UTI no início da noite desta quarta-feira (19).

“Ficou acertado no encontro com os prefeitos que  a área jurídica do governo para avaliar a possibilidade de editar um decreto regionalizado, diante dos dados apresentados na reunião”, explicou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Pacto pela Vida.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179