A pandemia tem feito o brasileiro beber mais cerveja. Com
as restrições de funcionamento de bares e o medo de contágio da Covid-19, o
consumo migrou para dentro de casa e o volume total de vendas no país atingiu
um nível que não era visto há anos, de acordo com dados de empresas que
monitoram o mercado.
Levantamento inédito da Euromonitor, antecipado para o
G1, mostra que o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 foi o maior dos
últimos 6 anos, atingindo 13,3 bilhões de litros, perdendo só para 2014, ano em
que o país sediou a Copa do Mundo.
Já dados da Kantar revelam que o consumo nas residências
bateu um recorde histórico. O percentual de brasileiros com mais de 18 anos que
bebeu cerveja dentro de casa saltou para 68,6% em 2020, ante 64,6% em 2019.
Segundo a Euromonitor, o volume de vendas de cerveja no
país teve um crescimento anual de 5,3% em 2020, vindo de um avanço de 3,5% em
2019. O avanço ocorreu em um ano em que o PIB tombou 4,1% e que as famílias
tiveram que consumir menos por conta da crise e da queda da renda.
Em termos de faturamento, o crescimento foi ainda maior –
de 9,9% na comparação com 2019 – com as vendas de cerveja no varejo totalizando
um mercado de R$ 184,5 bilhões, impulsionado pela maior penetração das chamadas
cervejas premium, mais caras.
O maior consumo de cerveja pelos brasileiros em meio à
pandemia elimina quase por completo uma trajetória de queda que vinha sendo
observada desde a recessão dos anos 2015-2016, e vai na contramão de tendência
global de menor consumo de bebidas alcóolicas e de busca por hábitos mais
saudáveis.
Quando colocado em perspectiva global, o Brasil foi o
único entre os 5 maiores mercados de cerveja a ter crescimento positivo tanto
em valor quanto em volume em 2020, acima também da média do desempenho mundial
do setor, que apresentou queda de 12,5% em valor e recuo de 6,8% em volume, de
acordo com os dados da Euromonitor.
A cerveja foi, de longe, a bebida alcóolica com maior
volume de vendas no Brasil no ano passado, seguida por cachaça (398,8 milhões
de litros) e vinho (380 milhões de litros).
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de
cervejas, atrás somente da China e Estados Unidos. Nos Estados Unidos, porém,
houve queda de 3,4% nas vendas em 2020 em termos de volume. Já na China o
volume foi 7% menor na comparação com o ano anterior, de acordo com a
consultoria.
Fonte: G1
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