Olho D'água do Borges/RN -

Governo adia para maio campanha contra febre aftosa



O governo do Estado decidiu adiar de abril para maio a campanha de vacinação do rebanho bovino do Rio Grande do Norte contra a febre aftosa, acompanhando pedidos já feitos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por outros estados, inclusive os vizinhos Ceará e Paraíba. Uma portaria deverá ser publicada hoje, no Diário Oficial do Estado, oficializando a mudança.

“Rio Grande do  Norte e Rondônia eram os únicos estados do país que mantinham o calendário de vacinação para o próximo mês”, disse o diretor geral do Instituto Estadual de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), engenheiro Agrônomo Rui Sales Júnior.

Dois fatores teriam contribuído para o governo adiar a vacinação das 900 mil cabeças de gado do estado. O primeiro seria o encarecimento da vacina para os produtores, considerando que, realizando sozinho a campanha em abril, o estado arcaria sozinho com o frete do produto. Segundo Sales Junior, nos dois períodos de vacinação em 2010, o criador chegou a pagar R$ 1,20 por uma dose de vacina, mas se fosse mantido o calendário de vacinação para abril, este ano, o preço da poderia chegar até 30% mais alto.

Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179