O nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), ressurge como capaz de unir a oposição para disputar as eleições de 02 de outubro deste ano contra a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).  Postulante a concorrer a única cadeira de Senador da República pelo Estado, em disputa nas eleições deste ano, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou o presidente estadual do partido Republicanos, deputado federal Benes Leocádio, que no ano passado tinha posto o seu nome à disposição para compor a chapa majoritária, sobre a possibilidade de Ezequiel Ferreira encabeçar a chapa majoritária oposicionista.

O  deputado Benes Leocádio confirmou ter almoçado,  ontem,  com o ministro Rogério Marinho, que “o deixou ciente das conversas e dos encaminhamentos que estão sendo feitos na direção da possibilidade do deputado Ezequiel Ferreira ser nosso pré-candidato a governador”. 

Benes Leocádio afirmou para a TRIBUNA DO NORTE que não é “empecilho nenhum” a uma eventual pré-candidatura do presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira, a governador nas eleições de 2022. “Eu fiquei muito feliz de saber que ele (Ezequiel) é um nome, que reúne todas as condições para o pleito e, principalmente, o que sempre preguei quando me mantive pré-candidato, na hora em  que surgisse alguém com capacidade de unir a oposição, e pelo jeito, ele é essa pessoa, saio de cabeça erguida, ciente da missão cumprida”, declarou o deputado. 

Benes Leocádio disse, ainda, estar certo “de que teremos um desfecho a favor do povo do Rio Grande do Norte, porque sem dúvida nenhuma, Ezequiel é um  homem, não só capacitado,  preparado e obstinado e reúne condições para a missão de governar o Rio Grande do Norte”. 

O presidente do Republicano reforçou “a todos os amigos que compreenderam, ajudaram e me incentivaram na possibilidade de ser esse nome de união, e não tendo alcançado esse intento, compreendo perfeitamente a posição de cada grupo político e cada liderança política”. 

Benes Leocádio não considera “uma retirada”, mas o “reconhecimento” de Ezequiel Ferreira como esse nome possível de enfrentar e ganhar as eleições da governadora Fátima Bezerra e que agora vai  cuidar de sua reeleição à Câmara Federal: “Saio aqui mais forte do que entrei, imaginando ser Ezequiel esse grande nome que o Rio Grande do Norte esperava, acrescento que não conversei e nem tratei do assunto o presidente da Assembleia,  mas pela minha relação de amizade, admiração e lealdade, dispensa necessidade para anunciar esta minha posição”. 

Benes Leocádio disse ainda que “vai cuidar da tentativa de permanecer na Câmara Federal, juntos, buscando uma saída para o Rio G. do Norte, tenho certeza que essa é a melhor alternativa que a gente poderia ter”. 

O ministro Fábio Faria das Comunicações, que também postula concorrer à vaga de Senador, está conduzindo as conversas e negociações com o colega de Esplanada dos Ministérios, Rogério Marinho, assunto que deverá ser concluído no decorrer desta semana em Brasília. 

Fala-se até que o acordo político para uma senatória, dependeria do fortalecimento político da pré-candidatura do ex-governador Robinson Faria, que preside o PSD no Estado, para a Câmara dos Deputados, enquanto o nome para vice-governador numa chapa liderada por Ezequiel Ferreira ainda está em aberto. 

A expectativa de que o fechamento de uma chapa majoritária oposicionista ocorra antes mesmo da visita do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte, programada para 09 de janeiro, quando está prevista a chegada das águas de transposição do Rio São Francisco, tendo como porta de entrada o rio Piranhas-Açu, no município de Jardim de Piranhas, a 300 quilômetros de Natal, na região do Seridó. 

Prefeitos participam de diálogos sobre acordos

As conversas entre lideranças políticas sobre uma possível candidatura do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) movimentaram o veraneio potiguar. As primeiras manifestações de apoio do interior, veio do presidente da presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Anteomar Pereira da Silva, que é filiado ao Republicanos, mesmo partido do deputado federal Benes Leocádio, que até ontem era pré-candidato a governador pela oposição. 

Anteomar Pereira, o “Babá”, é prefeito de São Tomé, na região Potengi, disse que não havia nenhum problema em apoiar Ezequiel Ferreira, até porque Leocádio “sempre disse que, se fosse o caso,  retiraria a pré-candidatura para unir a oposição”. 

“Babá” disse que o prefeito de Bom Jesus, Clécio Azevedo, tomou a iniciativa de convidar Ezequiel a se deslocar até sua casa no litoral norte, a fim para informá-lo do apoio às conversas dele com o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) e ainda os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações) sobre definições para o Senado da República, que viabilizariam um acordo de lançar o presidente da Assembleia como candidato a governador unindo a oposição. 

“O nome dele (Ezequiel) surge como uma força para disputar o governo do Estado, estamos certos de que é um homem forte e irá reunir toda a oposição”.

Além deles dois, recepcionaram  Ferreira o ex-prefeito de Antonio Martins,  Kerginaldo Jácome da Costa, que foi candidato a prefeito em Paraná, e agora é pré-candidato a deputado estadual, além dos prefeitos de Venha Ver e Marcelino Vieira, Kerles Jácome, o “Babau” e Cleiton Jácome, que são seus irmãos.  

Kerginaldo Jácome exerce forte liderança em alguns municípios do Alto Oeste, a mulher foi prefeita quatro vezes de Tenente Ananias, onde hoje é prefeita sua nora, Larissa Rocha Jácome. 

Além deles, compareceu o prefeito de Barcelona, Fabiano Lopes. Todos estavam acompanhados do deputado estadual Gustavo Carvalho. 

Mesmo sem sair de casa e já recuperado da Covid-19, o deputado José Dias (PSDB) acompanha o desenrolar político no Estado e tem conversado com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, que pode se constituir no candidato da oposição a governador. “Acho que essa hipótese foi levantada e é totalmente válida”, afirmou ele. 

José Dias disse que Ezequiel Ferreira “topa” sair candidato a governo “se houver a união de todos e como uma forma de unir o nosso grupo”. 

Dias confia numa eventual vitória eleitoral da oposição, por achar que a governadora Fátima Bezerra (PT) “não tem nada para apresentar, a não ser coisas absurdas” à população do Rio Grande do Norte. “O governo não é o pior que o Estado já teve, é um governo inimaginável e surrealista, o povo precisa tomar conhecimento disto e vai tomar”, criticou. 

Dentro da bancada tucana na Assembleia, apenas o deputado  Raimundo Fernandes (PSDB), como já tem dito, acompanhará a governadora Fátima Bezerra (PT), que considera “ter uma liderança própria”, independentemente do número de lideranças que possam apoiá-la. 

O deputado tucano Tomba Farias disse que as negociações políticas para fechar uma candidatura de Ezequiel Ferreira a governador “estão bem adiantadas”. Para Tomba Farias, “o problema maior era o Senado, mas já foi 90% resolvido”, faltam apenas as conversas em Brasília “para bater o martelo”. 

Fonte: Tribuna do Norte