Olho D'água do Borges/RN -

Autoritarismo cresceu no Brasil em 2021, aponta índice da economist

 

No ano de 2021, o Brasil retornou à pior marca registrada no índice de democracias da revista britânica The Economist, que divulgou nesta quinta-feira (10) a última edição de seu relatório. Ataques de Jair Bolsonaro às instituições democráticas foram apontados na publicação como sendo a principal causa do aumento do autoritarismo no país.

O levantamento atribui a cada país uma nota levando cinco critérios em consideração: pluralismo no processo eleitoral, eficiência governamental, participação política da população, cultura de participação política e respeito às liberdades civis. Em 2020, o Brasil recebeu a nota 6,92; enquanto que em 2021 a pontuação brasileira caiu para 6,86. A última avaliação foi a pior atribuída pelo Brasil desde o início da série histórica, em 2006, e foi atingida apenas nos anos de 2017 e 2019.

A postura de Jair Bolsonaro diante das instituições foi apontada no relatório como a principal responsável pela queda do desempenho da democracia brasileira. Em primeiro lugar, foi destacada a forma com que tenta intervir em assuntos do Supremo Tribunal Federal. “O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, exigiu a renúncia de dois membros da Suprema Corte em decorrência de uma investigação sobre suspeitas de que grupos pró-Bolsonaro estariam espalhando notícias falsas”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179