Olho D'água do Borges/RN -

Homens precisam sair duas vezes por semana para beber com os amigos, diz estudo


Saiu estressado do trabalho agora? Está cansado física e psicologicamente? Fadigado pela rotina escravizante do mundo moderno em que você vive? É muito simples! Reúna o pessoal das antigas e procure o bar mais próximo para tomar aquela “gelada”, porque agora, para a ciência, sua saúde e a dos seus amigos dependem disso.

A orientação vem de Robin Dunbar, um diretor da Universidade Oxford. Segundo sua pesquisa, os homens precisam sair com os amigos ao menos duas vezes por semanas – de preferência para beber ou praticar algum esporte. Acompanhados por uns quatro amigos (não muito mais que isso). Assim eles ficarão mais saudáveis e generosos, e ainda vão se recuperar mais rápido de doenças.

Porém, equilibrar o trabalho, o casamento e os encontros com os amigos pode ser mais complicado do que parece. A situação ainda se torna mais difícil quando o homem tem filhos. O tempo livre, já escasso, se torna muito disputado para dividir em parcelas iguais.

Apenas 40% dos homens participantes da pesquisa tinham liberdade e o costume de sair para beber de duas a mais vezes por semana com seus amigos, e assim aparentaram serem mais saudáveis e com recuperação mais rápida quando afetados por doenças de qualquer gravidade, além de não sofrerem de transtornos depressivos. Os outros 60% que não conseguiam a liberação de suas esposas tinham mais predisposição a terem tais transtornos.

“A amizade é uma das formas de aprimoramento do ser humano”, afirma a psicóloga Marina Vasconcelos. É com os amigos que aprendemos a nos relacionar, a nos abrir, contar o que somos no nosso íntimo.

Por isso a importância dos amigos também na nossa saúde. É sabido que a depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de alguns remédios, como Prolopa, ou em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, por exemplo. Nos primeiros casos, uma cervejada de vez em quando com os amigos pode ajudar a não desenvolver o problema.

E além de ser uma opção para driblar o calor, a cerveja, quando consumida moderadamente, tem ótimos benefícios para a saúde. O responsável pelos efeitos positivos da bebida é o lúpulo, planta utilizada para lhe conferir amargor. Ele também é utilizado como composto medicinal no tratamento de insônia, nervosismo, dor de cabeça e falta de apetite.

E não para por aí: uma pesquisa publicada na revista Chemistry & Biodiversity comprovou que o lúpulo possui até mesmo ação anti-inflamatória.

Outra bebida que apresenta diversos benefícios a saúde do homem é o vinho, que ajuda no sistema imunológico, reduz risco de doença renal, é um importante aliado na perda de peso e na melhora do desempenho físico.

Há muitos estudos também sobre o efeito protetor ao coração com o consumo moderado do vinho.

Também é importante ressaltar o impressionante número de benefícios que os esportes coletivos trazem para a saúde de seus praticantes. A lista é imensa: melhora do condicionamento físico e capacidade cardiorrespiratória, fortalecimento muscular — principalmente dos músculos mais trabalhados em cada esporte —, perda de sobrepeso, aumento da flexibilidade e da coordenação motora.

Por isso, aproveite! Quando questionarem sua ida ao bar para tomar sua cerveja ou mesmo seu futebol com os amigos, fale que você está só cuidando de sua saúde e bem estar. E lembramos que essa pesquisa realizada no Reino Unido envolveu apenas homens, mas, muito provavelmente, deve ter o mesmo efeito em mulheres.

Blasting News



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179