Olho D'água do Borges/RN -

Atenção básica à saúde é de inteira responsabilidade do município


O Prefeito de Olho D’água do Borges  vive tentando transferir para o estado, suas responsabilidades com a saúde publica. Ele age como se a atenção básica não fosse de inteira responsabilidade do município, que recebe recursos do Ministério da Saúde para fazer  a prevenção de doenças, cuidar de idosos, crianças,  gestantes e da polução em geral.

São constantes a falta de médico, medicações de uso continuado, esparadrapos, ataduras luvas e outros materiais indispensáveis em uma unidade de saúde. A atual gestão municipal já deu provas contundentes de que é incapaz de gerir com eficiência os recursos da atenção básica.
               
Conforme o art. 30, inciso VII da Constituição Federal de 1988, cabe ao município: "prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;"

Qual o papel do Prefeito na saude Publica:
No que diz respeito à área da saúde no Brasil, o município aparece como principal responsável. 
A figura do prefeito é quem responde pelo compromisso de prestar ações e serviços de saúde em sua localidade, por meio de uma secretaria ou departamento voltado exclusivamente para a gestão municipal de saúde. Assim, compete ao município criar suas políticas de saúde e também colaborar com a aplicação das políticas nacionais e estaduais dessa área, coordenando e planejando as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito local e, para isso, aplicando recursos próprios (mínimo de 15% de sua receita) e os repassados pela União e pelo estado.

Portanto, a falta de médicos, medicações de uso continuado e outros matérias no hospital de nosso município é de inteira responsabilidade do prefeito e sua equipe de saúde, pois todo mês o dinheiro do SUS cai na conta da prefeitura que é justamente para atendimento a saúde básica.

Qual a finalidade de Unidade Básica de Saúde - UBS?
A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o principal local de atuação das equipes de Atenção Básica. A UBS é o que conhecíamos como posto de saúde.  É na UBS que o cidadão deve, preferencialmente, buscar atendimento como consultas médica com clínico geral, pequenas urgências,  vacinas,  curativos, etc.  Nesses postos de saúde, é possível  resolver cerca de 80% dos problemas que levam uma pessoa a procurar um serviço de saúde. É por isso que é chamada de porta de entrada do SUS. 

Tentar transferir esta responsabilidade para qualquer outro ente federativo, é jogar conversa fora e quer fazer o povo de otário Sr. prefeito.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179