Olho D'água do Borges/RN -

Hoje é dia de São José: Sertanejos rezam a São José por mais chuvas no sertão


O sertão nordestino vivencia quatro anos seguidos de chuva abaixo da média e a atual quadra invernosa dá sinais de que será mais um período de estiagem. Quando os anos ficam escassos de água, aumentam as preces e o sertanejo fortalece a sua fé, apelando para o pai adotivo de Jesus Cristo, São José. Nesta data,  19 de março, paróquias e centenas de capelas, os devotos rezam até o próximo sábado, participando de novenários, caminhadas e missas, em louvor ao padroeiro do Ceará.

Orações por chuvas
A realidade geográfica do Semiárido nordestino favorece uma forte crença nos santos para socorrer os que estão na terra. São José, padroeiro do Ceará, é popular, cheio de devotos pelo sertão adentro. Homens e mulheres que rezam dias e noites pedindo desde chuva até um bom casamento.

Posição da ciência
A ciência desmistifica a crença sertaneja ao afirmar que a data em que se celebra o Dia de São José, 19 de março, não tem relação com a quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio, no sertão cearense.

O sertanejo acredita que, se chover nessa data, haverá boas chuvas nos meses seguintes. Daí a crença em se esperar até o dia dedicado ao santo padroeiro do Ceará para fazer o plantio dos grãos de milho e feijão.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, afirma que, nesse período do ano, os raios solares são mais intensos no Nordeste, e, principalmente, no Ceará, por estar mais próximo da linha do Equador.

É o período que marca o Equinócio, mudança de estação nos hemisférios. No Norte, inicia a primavera; e no Sul, o outono. Além disso, é quando costuma ocorrer a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema atmosférico causador de chuva no sertão cearense.

Fonte: Diário do Nordeste


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179