A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do  Norte (EMPARN) passou a oferecer mais um serviço de grande importância,  sobretudo para os produtores rurais. São os dados das chuvas acumuladas  por posto pluviométrico, com as precipitações diárias em todos os  municípios e o total das chuvas. Esses dados poderão ser acessados pela  internet no site da EMPARN, na página do setor de meteorologia.
Segundo o gerente do Setor de Meteorologia  da EMPARN, Gilmar Bristot, a página é enriquecida com um gráfico  indicando, por meio de cores, o acumulado das chuvas no mês e no ano.  Neste inverno, na região semiárida, o município com o maior volume de  chuvas é São Vicente, na região do Seridó, com 761 milímetros,  considerado acima da média. Nas regiões Litoral/Agreste, o maior volume  acumulado é em Georgino Avelino, com 881 milímetros. Esse produto  estatístico foi desenvolvido pelo Dr. Josemir Neves, integrante da  equipe de meteorologia da EMPARN.
PREVISÃO
A V Reunião de Análise e Previsão Climática para o  Setor Leste do Nordeste do Brasil 2011, realizada na última  quarta-feira, em Maceió, teve a participação de dois meteorologistas da  EMPARN. Os meteorologistas da região fizeram a previsão das chuvas para o  período de maio a julho de 2011. Segundo os especialistas, "as chuvas  sobre o setor leste do Nordeste deverão ficar acima da média, durante o  período de maio a julho de 2011".
Os meteorologistas alertam para a necessidade de  "observar a característica de alta variabilidade especial e temporal com  que se comportam as chuvas sobre o Nordeste, sendo de fundamental  importância o monitoramento contínuo das condições atmosféricas sobre a  região e as condições oceânicas atmosféricas globais".
Fonte: Emparn 
 

 
0 comentários:
Postar um comentário