Olho D'água do Borges/RN -

Entrevista do vereador João cavalcante


Pra começar, fale um pouco sobre você. Quem é João Cavalcante ou João de Anacleto?
Inicialmente quero agradecer ao amigo pelo tratamento dispensado. Quanto à pessoa João Cavalcante, minha história de vida não foi pautada de maravilhas. Toda vizinhança conhece bem minha luta desde muito jovem. Quando ainda adolescente fui submetido ao árduo trabalho rural; não somente eu como os demais filhos de agricultores da nossa região. Nada obstante isso, ainda tivemos que enfrentar as maiores dificuldades no campo da educação, quase sempre buscando abrigo nas nossas modestas cidades, objetivando dias melhores.

Qual o motivo  levou você a entrar na política de Olho D’água ?
Olho D,água do Borges não é minha cidade mãe. Entretanto, tenho-a como tal. Nascido em Catolé do Rocha – PB, na década de 50 meus pais vieram morar nesse município, quando ainda tinha eu a idade (mais ou menos 1 ano). Residindo no Sítio Tanques, como você é sabedor, ali cresci e desenvolvi meu modesto potencial. Com a idade de aproximadamente 12 (doze anos), foi nessa cidade de ODB onde recebi basicamente os primeiros passos rumo ao aprendizado escolar. Inicialmente tive o privilégio de ser aluno da ainda muito querida professora Dona NAZINHA, em colégio conhecido como “O GRUPO DE DONA NAZINHA”, onde hoje funciona o poder executivo local. Posteriormente estudei no “GRUPO DE ALFREDO” onde funciona hoje a creche municipal e tive como educadora, salvo engano, RAIMUNDA DE ABIGAIL. Resumindo. ODB foi e ainda é para mim minha terra querida. Foi nela que passei toda minha infância e um pouco da minha adolescência, onde fiz amigos, amizades que são e, indubitavelmente serão mantidas para a eternidade. “Estas e mais outras infindáveis razões, motivaram meu interesse de hoje tentar retribuir a esta cidade e seu povo, de alguma forma, as benesses que obtive quando jovem.

Sabemos que seu pai o Sr. Anacleto de Sá foi vereador em Olho D’água do Borges. Em que ano isso aconteceu e quem era o prefeito da época?
Meu saudoso e querido pai foi Vereador em ODB sim. Salvo engano, nas décadas de 70 e 80, uma legislatura em cada uma delas; e administravam o município os saudosos prefeitos Antonio Carlos de Paiva (CAIÇARA) e ALFREDO XAVIER.

Como você se sente ocupando o cargo de vereador, apesar do tempo que mora fora do municipio ? Já tinha passado pela sua cabeça que um dia isso ia acontecer?
Lisonjeado até demais. Espero e peço a Deus não decepcionar àqueles que me apoiaram; notadamente a família SALES, já que terei a responsabilidade de substituir um “Vereador insubstituível”; pelo trabalho que já prestou ao município e ao seu povo, pelo seu caráter, pelo seu altíssimo grau de responsabilidade, de humanidade que tem e muito demonstra. Em fim, pela sua gratidão. Obviamente, no momento em que o candidato se dispõe a enfrentar uma eleição difícil como em ODB, imagina ele, de pronto, que um dia poderá assumir e desempenhar o pleito.


Você se considera  preparado para assumir o cargo vereador?
Desempenhar o ofício legislativo imagino eu não ser tarefa fácil. Entretanto, me sinto confortado para tal mister, por entender, sem falsa modéstia, capacitado para o desafio. Obviamente, não tenho experiência na área, mas, com muita vontade, disposição, calma, paciência e cautela, tudo isso aliado à colaboração dos colegas, a tarefa se tornará mais branda.

Quais os planos e projetos que você tem em mente para desenvolver na câmara em prol do desenvolvimento do Olho D’água do Borges ?
Indagação capciosa, amigo Gilberto.
Projetos ODB necessita de muitos, tais como: melhorar as áreas da saúde e educação, buscando melhor equipar hospital e colégios, treinando e capacitando seus servidores, colocando a disposição destes ferramentas necessárias e indispensáveis para seu labor. No mesmo sentido, podemos ainda trabalhar com consultas prévias ao público, colhendo opiniões e sugestões; metodologia, creio eu, capaz de nortear a conduta do legislador, bem como melhorar a administração do município.

As discussões e os debates na câmara,  são muito pobre, são levados mais para o lado pessoal e politiqueiro do que para o interesse popular.  O que precisa ser feito para abolir essa politicagem mesquinha e provinciana e tornar as seções mais produtivas e atrativas ?
No meu modesto entendimento tais fatores mudarão se houver, sobretudo, união e respeito entre os poderes legislativo e executivo; enterrando de vez, interesses particulares, buscando e respeitando sempre o interesse coletivo e a soberania da lei.

Diante do seu conhecimento, qual o verdadeiro papel do vereador ? De que lado ele deve está, do povo que o elegeu ou do prefeito?
Os poderes legislativo e executivo não tem lado. São formados por legisladores e executores, todos eleitos pelo voto popular. Portanto, tem os eleitos o dever legal de melhor representar o interesse do povo, abdicando, a todo custo, de optar por qualquer outra alternativa.

Sabemos que você acompanha diariamente as noticias publicadas nos blogs da cidade sobre irregularidades cometidas pelo chefe do poder executivo, como a deficiencia  dos serviços de saúde, contratação de funcionários sem concurso publico, licitações sem autorização do legislativos, entre outros. No seu entendimento o que é que está faltando e o que o legislativo tem que fazer para coibir essas irregularidades ?
Acredito que denúncias nesse sentido existem, se não existem devemos denunciar, buscando junto ao poder judiciário o conserto dos absurdos, bem como responsabilizar aquele (s) que caminhou (aram) na contramão da lei, sem prejuízo das punições pertinentes.

Considerações Finais
Consoante já dito em tópico antecedente, me sinto honrado e muito feliz em poder trabalhar na busca de melhorias para ODB e seu povo sempre sofrido. Sem sombra de dúvida não serei o salvador da pátria, entretanto, prometo lutar muito para que algo de diferente aconteça na nossa comunidade. Chega de mesmice. 

A posse de João cavalcante está prevista para o dia 19 de abril às 10 horas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179