Olho D'água do Borges/RN -

Fabio Dantas diz que Fátima é acionista do caos do RN

 

Segundo colocado nas pesquisas eleitorais de intenção de votos para o governo do Rio Grande do Norte, conforme a pesquisa do Instituto Exatus Consultoria, o ex-vice-governador e empresário Fábio Dantas (SD), acredita que a disputa será decidida apenas em segundo turno e sua expectativa é de vitória, levando em consideração o alto índice de rejeição e de reprovação da gestão da atual gestora potiguar, Fátima Bezerra (PT), sua principal adversária eleitoral.
Confira agora a entrevista exclusiva concedida por Fábio Dantas ao AGORA RN.

AGORA RN – Qual é a avaliação que o senhor faz da chapa adversária composta pela governadora Fátima Bezerra (PT), Walter Alves (MDB) e Carlos Eduardo Alves (PDT)?
FÁBIO DANTAS – A chapa “Tudo pelo Poder”, tem uma ex-professora que odiava os Alves e que deu lugar à poderosa Fátima governadora. Hoje, a política com o histórico mais abastado de cargos existente na política do nosso sofrido RN. A mesma pessoa, incapaz de um gesto para salvar vidas e socorrer pessoas que vivem em nosso Estado com enormes dificuldades, que esqueceu nossas rodovias, que persegue os pequenos proprietários de motocicletas, se transforma quando faz acordos espúrios visando se manter no Poder, se juntando a quem até pouco tempo chamava de golpista e/ou velha oligarquia. Nesse jogo sórdido, se une a água e vinho, contra os interesses da nossa população, que não aceita essas velhas práticas e as condena. Pobre RN.

AGORA RN – No RN, por que a governadora Fátima Bezerra lidera as pesquisas até agora, na sua avaliação?
FÁBIO DANTAS – Natural que a governadora, por ter um recall e um passado de várias candidaturas, seja mais conhecida pelo público e inclusive, lidera também o quesito rejeição, bem como uma reprovação à sua administração seja maior que a aprovação, o que demonstra que as pesquisas caminham para uma mudança durante o curso do processo, terminando por derrotar ela, mesmo que seu governo usando de forma contumaz a máquina pública.

AGORA RN – Acredita no segundo turno? Por quê?
FÁBIO DANTAS – Hoje, o segundo turno está praticamente consolidado. Acredito, pelo sentimento das ruas e das cidades, que o povo, verdadeiro dono do poder, irá derrotar esse desgoverno ainda no primeiro turno.

AGORA RN- Qual é o destino do país com Lula no poder?
FÁBIO DANTAS – Não acredito em vitória do sistema que fracassou anteriormente, assim como o Peru, a questão da corrupção e do desaparelhamento do Estado, será fatal nas pretensões.

AGORA RN – E o destino do Rio Grande do Norte, é com Fátima Bezerra?
FÁBIO DANTAS – Essa possibilidade é zero. A maioria da população não aprova sua gestão, seja pela falta de coerência em seu discurso como oposição e quando se sentou na cadeira de governadora, seja pela ausência de um governo na essência da palavra. Seu governo foi reprovado em todas as áreas e em todos os conceitos. Temos uma governadora que sempre colocou os interesses ideológicos e partidários acima dos interesses do desenvolvimento do Rio Grande do Norte e bem-estar da população. Uma governadora medrosa e omissa diante da pandemia do Covid-19, sem obras em benefício da população, que não enfrentou o desemprego, a estagnação, a violência, a falta de assistência à saúde, a falta de construção de moradias, que não fez parcerias com os municípios, não terá mais outra oportunidade dada por nosso povo.

AGORA RN – Que você faria, de imediato, eleito governador?
FÁBIO DANTAS – Um governo empreendedor, com metas a curto, médio e longo prazo, visando recuperar o tempo perdido, a partir de nossas potencialidades, estabelecendo um trabalho incansável e irreversível na busca de geração de emprego e renda para nossa gente. Estamos preparados para governar nosso Estado, pois acredito em um governo que possa se colocar no lugar das pessoas, tendo sensibilidade, sabendo ouvir, tendo coração e sendo gente nas suas ações, fazendo, com isso, um governo forte, de pessoas comprometidas com um novo tempo, através de novos sonhos, que vai caminhar na construção de um novo Rio Grande do Norte, livre, pois sou da terra potiguar e amo nosso povo.

AGORA RN – Em sua visão, por que o Estado hoje não é mais avançado economicamente?
FÁBIO DANTAS – Porque não tem continuidade em ações de desenvolvimento econômico, pois não prioriza obras que transbordem décadas e não apenas o processo eleitoral. Tenho certeza de que nossa gestão terá muito que empreender. Como Cortez Pereira, precisamos resgatar o protagonismo de nossa terra. O maior erro é fazer política pequena em detrimento de ações permanentes e fundamentais. Vamos reformar nosso Estado.

AGORA RN – A culpa é dos políticos? Quais?
FÁBIO DANTAS – Ao longo de décadas, os erros foram estruturais e derivados de várias decisões, mas tenho certeza de que o maior culpado do caos, foi o governo Fátima e o PT. Fátima é a maior acionista do caos, participou diretamente de quatro, dos últimos cinco governos do RN.

AGORA RN – O senhor participou do governo Robinson Faria de que maneira, além de ser vice-governador?
FÁBIO DANTAS – Cumpri a Constituição na minha atribuição, qual seja, “Art. 59. Substituirá o governador, no caso de impedimento, e o sucede, no caso de vaga, o vice-governador”. Não indiquei sequer um secretário adjunto ou um subsecretário. Já Fátima e o PT indicaram 13 órgãos e secretarias e o líder do governo.

AGORA RN – Se exime de responsabilidade sobre os problemas da gestão Robinson Faria? Por quê?
FÁBIO DANTAS – Vice é vice, se tivessem me ouvido e não o PT, o Rio Grande do Norte hoje estava em outro patamar.

AGORA RN – Mas o senhor poderia ter atuado para impedir? Não foi consultado? Não tinha ideias?
FÁBIO DANTAS – Algumas vezes dei minha opinião, mas preferiram optar pelas de Fátima e do PT nos primeiros anos e cruciais para a formação da gestão.

“Governadora é acionista do caos no Estado”, afirma Fábio Dantas

Pré-candidato ao governo do RN, Fábio Dantas falou suas impressões sobre os candidatos ao Senado Federal e como ele vê a situação do Rio Grande do Norte hoje. Otimista, ele fala sobre seus planos e ações para elevar o Estado ao patamar de melhor estado para se viver.
Confira a segunda parte da entrevista exclusiva de Fábio ao AGORA RN.

AGORA RN – O que acha da candidatura de Rogério Marinho? Por que ele para Senador?
FÁBIO DANTAS – Rogério Marinho representa a volta de um Senado Federal que nos represente, que pode mudar para melhor a vida do potiguar, sem medo de ser feliz. Nos últimos anos, especialmente a frente do Ministério do Desenvolvimento Regional, ele pode, a partir do seu trabalho – seja com a transposição das águas do São Francisco, seja pelo trem urbano, seja pelas obras e ações em todos os municípios potiguares -, oportunizou aos nordestinos, especialmente aos potiguares, uma esperança de dias melhores pelas inúmeras obras e ações trazidas. Teimo em dizer: Rogério fez, em menos de quatro anos, o que Fátima em 30 anos não conseguiu. E essas ações e obras precisam de continuidade, serei o governador que vai, a partir dessa matriz de águas, iniciar um grande projeto de levar águas a todos os recantos do Estado, para estimular a interiorização do empreendedorismo.

AGORA RN – Carlos Eduardo Alves tem experiência como prefeito, não seria um bom senador?
FÁBIO DANTAS – Não tem como ser diferencial em Brasília, levaria muitos anos para chegar ao patamar de Rogério e como candidato, se juntou a quem sempre combateu. A última vez que se juntou com Fátima, perderam em 2008, tendo apoio de governador, presidente da República e toda classe política, muito parecido com o momento do acórdão atual.

AGORA RN – Como avalia a classe política do RN, deputados e senadores atuais?
FÁBIO DANTAS – Os deputados são bem melhores que os senadores. O único senador que ainda tem postura e prega o trabalho é Styvenson.

AGORA RN – Que faria se o senhor fosse eleito e Lula também? Como se comportaria?
FÁBIO DANTAS – Sou candidato a governador, quando eleito minha postura será de representar nosso Estado, sem medir esforços e sem olhar quem está governando o país, serei incansável na luta por nosso Estado, claro que, se for um governo aliado, melhor. Mas jamais faria o que o governo Fátima fez, pela primeira vez na história, um governador de nosso Estado não fez uma audiência com o presidente da República, levando a bancada federal e os pleitos de nosso povo. O governo de Fátima não participou de forma institucional das ações do Governo Federal e sempre foi contra, prejudicando nosso povo.

AGORA RN – Como diminuir os gastos de pessoal e o comprometimento da receita com essa despesa?
FÁBIO DANTAS – Profissionalizando nossos recursos humanos, modernizando e reformando o Estado. Não pode o servidor público ser tratado da forma que atualmente é feito, nosso Estado trata o servidor igual trata um processo de compra de insumos. Daremos um diferencial ao Estado na questão tributária, visando aumentar o investimento privado e a competitividade para reduzirmos as despesas. Aliás, gostaria de esclarecer que, em nosso governo, não haverá demissões, como a situação gosta de pautar, vamos fazer o elefante ser eficiente em todas as áreas essenciais.

AGORA RN – Qual é a sua opinião sobre os supersalários de desembargadores e promotores, mexeria com isso?
FÁBIO DANTAS – Os poderes possuem autonomia e, portanto, nenhum chefe de Poder Executivo pode mexer em remunerações desses entes. Vamos aumentar o diálogo com esse poder, garantindo a confiança na gestão e estabelecendo uma melhor distribuição nos repasses, sempre pautando no entendimento.

AGORA RN – Como atrair a indústria para o Estado, gerar emprego e renda e aumentar arrecadação de impostos?
FÁBIO DANTAS – Reduzindo a carga tributária com responsabilidade e o acompanhamento de cada setor, visando aumentar a competitividade, criando áreas de implantação de empreendimentos, parceria com os municípios para aumentar a oferta de nossos potenciais. Levando estradas e rodovias de qualidade, incentivando o empreendedorismo de forma prioritária, aumentando as ações com o cooperativismo, estabelecendo a partir da melhoria do fluxo o conceito de Estado Empreendedor, cujo papel será fomentar a cadeia produtiva em todas as áreas e não apenas aceitar o imobilismo.

AGORA RN – Sistema de educação, como melhorar?
FÁBIO DANTAS – Trabalhando muito na área. A educação, “pasmem”, jamais foi prioridade deste governo que condenou nossa juventude de forma criminosa ao analfabetismo funcional e real. Algumas ações: implementação do plano de manutenção e adequação das escolas do estado com contratos céleres e eficientes para melhorar a qualidade da infraestrutura das escolas; ampliação da matrícula de tempo integral e dos cursos técnicos e profissionalizantes, melhorando a qualidade do ensino e também a sustentabilidade do custeio do sistema educacional com a ampliação do repasse aluno/ano-FUNDEB; revisão do currículo escolar com inserção de empreendedorismo, educação financeira, projeto de vida e protagonismo a exemplo do que já foi feito no projeto bem sucedido “Escola da Escolha” já implementado em algumas escolas estaduais em outras gestões; repasse inteligente do ICMS, ampliando o repasse para os municípios que ampliarem com qualidade as matrículas da educação infantil, qualidade da merenda escolar e o melhoramento dos índices da educação; informatização do transporte escolar; integração total através de sistema informatizado com os municípios do calendário escolar; informação total das unidades educacionais com sistema de gestão integrado do almoxarifado, cardápio, Rh e outras; implementação de sistema integrado de avaliação continuada dos alunos para monitoramento da evolução de todas as turmas e alunos, permitindo intervenções rápidas e eficientes em tempo hábil; fortalecimento e valorização do Proerd e do programa jovem aprendiz e inclusão do Programa Maria da Penha vai as escolas de forma efetiva; Construção de áreas esportivas visando a pratica da saúde física e mental de jovens e da comunidade; Contratação de psicólogos para dar suporte aos alunos no enfrentamento ao bullying e suicídio.

AGORA RN – E a saúde?
FÁBIO DANTAS – Mudar drasticamente a relação com as cidades e a forma de gerir os hospitais regionais, criando unidades que disponibilizam porta de entrada em todas elas que fazem cirurgias eletivas, que tem cada um deles uma referência, além de uma policlínica nas cidades polos do RN. Viabilizar unidades cardiológicas de resolutividade e um hospital especializado em cirurgias cardiológicas, bem como um hospital referência nas causas e efeitos vasculares, pois é desumana a situação a que se chegou. Como não há assistência em tempo hábil, os pacientes se agravam, se desesperam, e quando chegam à porta trancada, muitas vezes os seus quadros já não têm mais jeito. Somos hoje um Estado campeão em amputações, mas, hoje, a luta travada é pelo direito de amputá-los, para não morrer. É um drama humano de proporções gigantescas, onde os 80 leitos que tinha o Hospital Ruy Pereira, hoje estão reduzidos a 20 para angiologia. O governo de Fátima era o pior que poderíamos conceber, no pior momento da humanidade, a pandemia.

AGORA RN – E na segurança pública?
FÁBIO DANTAS – Para melhorar, é preciso priorizar. Criaremos o Fundo de Segurança Pública, vamos investir pesado nas ações de segurança pública em todos os sentidos. Hoje, o Estado prioriza a segurança da Governadoria, mas que nossa população, é uma vergonha.

AGORA RN – Como se relacionaria com as prefeituras?
FÁBIO DANTAS – Seremos o governador das cidades, pois é lá onde a vida brota, e os problemas também. O Estado é uma linha imaginária, portanto, vamos fazer muitas parcerias reais com os municípios, inclusive acabar com o desvio de ICMS de nossas prefeituras, que, de forma escandalosa, tem gerado prejuízo a todo o Estado. Vamos mais além, vamos estabelecer um elo com vereadores, lideranças locais, entidades e cooperativas, de modo a termos um diagnóstico de cada cidade e seus problemas sejam minimizados.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179