Olho D'água do Borges/RN -

Assembleia Legislativa deve ter pelo menos 16,6% de renovação

 

Mesmo antes da disputa eleitoral e da proclamação dos resultados das urnas no pleito de outubro, pode partir de pelo menos 20,8% o índice de renovação,  este ano, das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no comparativo com a bancada de deputados que foi eleita em 2018.

Dentre os 24 deputados estaduais eleitos há quatro anos, dois parlamentares já havia deixado de exercer mandatos em 2020. O  ex-deputado Allysson Bezerra, eleito prefeito de Mossoró em 2020 pelo partido Solidariedade, foi substituído pelo deputado estadual Subtenente Eliabe (SD), que disputará a reeleição,  e o ex-deputado Sandro Pimentel (Psol), que teve mandado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro do mesmo ano por captação ilícita de recursos na campanha eleitoral, permitindo ascensão ao mandado do deputado Jacó Jácome (PSD), que também buscará novo mandato parlamentar.

Já o deputado  Kelps Lima (SD)  anunciou que não concorrerá à reeleição, porque pretende disputar uma das oito cadeiras de deputado federal que cabem ao Rio Grande do Norte.

Outro parlamentar eleito em 2018, o  deputado estadual Manoel Cunha Neto (PSB), o “Souza”, decidiu encerrar a carreira política e não tentará renovar o mandato para cuidar da saúde e se dedicar mais à família.

Caso o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), venha a anunciar sua pré-candidatura a governador do Estado pela oposição, eleva-se para cinco o número de deputados eleitos em 2018, que poderão  estar de fora da 63ª Legislatura (2023/2027) do parlamento estadual.

Mas, considerando-se  a bancada que, atualmente, exerce  mandato no encerramento da 62ª Legislatura e o fato de que três deputados não devem concorrer à reeleição – Kelps Lima, Souza e Ezequiel Ferreira, o índice de renovação de cadeiras, por enquanto, é de 16,8%.

Agora, a expectativa é quanto o número de cadeiras que poderão mudar de donos depois dos resultados das eleições proporcionais de outubro. Historicamente, nas três últimas eleições, o número de cadeiras renovadas tem oscilado entre nove e dez, uma parte causada pela não reeleição de deputados e desistência da disputa eleitoral ou por outras motivações.

Nas eleições de 2018, a Assembleia recebeu nove deputados novos: Doutor Bernardo (MDB), Isolda Dantas (PT), Francisco do PT, Kleber Rodrigues  e Ubaldo Fernandes (PL), Eudiane Macedo (Republicanos), Coronel Azevedo (PSC) e os já citados Sandro Pimentel e Allyson Bezerra.

Em 2018, os deputados reeleitos foram Ezequiel Ferreira, Gustavo Carvalho, José Dias, Raimundo Fernandes e Tomba Farias (PSDB), George Soares (PL),  Cristiane Dantas e Kelps Lima (SD), Galeno Torquato e Vivaldo Costa (PSD), Nelter Queiroz (MDB),  Hermano Morais e Souza (PSB), Albert Dickson (Pros) e Getúlio Rego (Democratas). Todos são fortes candidatos a permanecerem na Casa a partir de 2023.

Continue lendo a matéria aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179