Olho D'água do Borges/RN -

Ocupação de servidores na Seplan se transforma em ato político a favor do PT


Ocupando o prédio da Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças (SEPLAN) desde a última quarta-feira, 22, servidores e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que cobram a regularização de seus salários por parte do governo potiguar, ganharam nesta sexta-feira, 24, o apoio de lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) no RN, como a senadora Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, e a vereadora de Natal Natália Bonavides.

O apoio da sigla vermelha e de três de seus principais líderes na capital ficou explícito após o Poder Executivo ter judicializado a manifestação e ter conquistado uma vitória por meio do Poder Judiciário, que ordenou a desocupação do prédio. Ao final desta sexta-feira, 24, oficiais de Justiça foram até a Secretaria de Planejamento para cumprir a ordem, mas até a publicação desta matéria os manifestantes ainda continuavam nas dependências da estrutura com o apoio moral dos parlamentares petistas.

Uma vez que a senadora Fátima Bezerra vem tendo seu nome ventilado para a próxima disputa ao Governo do Estado, o apoio dela aos manifestantes da UERN é considerado ato político em busca de novas empatias para a sua eventual candidatura no ano que vem. Atualmente, ela lidera as pesquisas de intenções de voto para chefiar o Executivo no quadriênio 2019-2022, quando se encerrará o mandato do atual governador Robinson Faria (PSD).

A reportagem do Portal Agora RN tentou contato com os três parlamentares petistas que estiveram presentes na Seplan nesta sexta, mas conseguiu falar apenas com o deputado Fernando Mineiro. De acordo com ele, o governo errou ao ter judicializado a manifestação dos servidores. Na sua concepção, a melhor saída para o caso seria o diálogo. “Houve um equívoco na decisão. Trata-se de um problema político-administrativo, não judicial. Poderiam sentar com a categoria e promover o diálogo, mas optaram por acionar a Justiça”, criticou.

A decisão judicial que obrigou a desocupação do prédio da Seplan foi proferida pelo juiz Bruno Lacerda. Ele justificou sua decisão explicando que, apesar de ser direito da população se manifestar livremente e de realizar greves, a ocupação estava atrapalhando o funcionamento da Secretaria e o livre acesso para quem quiser transitar no local. Além de servidores da UERN, também participaram da movimentação servidores da Saúde e líderes de entidades sindicais. Cerca de 60 pessoas estavam no local.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179