Olho D'água do Borges/RN -

Paciente recorre à Justiça para conseguir vaga em UTI do Walfredo Gurgel



A dez dias de expirar o prazo de validade do decreto de calamidade na saúde pública do Rio Grande do Norte, o atendimento aos pacientes que procuram os hospitais da rede estadual continua precário. Publicado pela governadora Rosalba Ciarlini, no dia 6 de julho passado, o decreto surgiu com a proposta de viabilizar uma solução para os problemas do atendimento de urgência e emergência. Porém, passado seis meses, o cenário de caos persiste nas unidades hospitalares. A falta de vagas ainda é uma realidade. Para conseguir um leito de UTI no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), um paciente teve que acionar a Justiça. Médicos continuam em greve e prometem realizar uma manifestação amanhã.

Ontem à tarde, os corredores do HMWG estavam lotados com mais de 73 pacientes aguardando transferência ou atendimento. 21 eram pacientes de clínica médica e 52 esperavam transferência para realização de cirurgia ortopédica em unidades conveniadas. Outros 29 pacientes mais graves viviam a ansiedade da espera pela disposição de uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Um desses pacientes conseguiu o leito de UTI após uma decisão judicial assinada pelo juiz da 6ª Vara da Família.  O idoso que não teve a identidade revelada tem problemas cardíacos. A intimação foi entregue no hospital, na última terça-feira, e a diretora da unidade, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, tomou conhecimento do caso na manhã de ontem. A ordem do juiz era a de que o hospital providenciasse a vaga, caso contrário, a direção seria multada no valor de até R$ 10 mil. A vaga foi providenciada na tarde de ontem.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179