Olho D'água do Borges/RN -

SÓ PRA LEMBRAR: Parabéns Olho D’água do Borges pelos seus 49 anos de emancipação politica.

Olho D'água do Borges- 49 anos de Emancipação Política

O município de Olho D’água do Borges está fazendo hoje dia 17 de dezembro, 49 anos de emancipação politica. Localizado na micro região de umarizal, com uma Área geografica de 141 km2 e com aproximadamente 4.295 habitantes, distante 276 Km da capital.

O município de Olho D’água do Borges teve sua origem em antiga propriedade rural do século XVIII, a deduzir-se das posses Domingos Borges de Abreu, posteriormente passada aos herdeiros, ampliada, cultivada e engrandecida por esses.          

Olho D’água do Borges foi transformada em distrito pela lei estadual nº 603, de 31/10/1938,  subordinado ao município de Patu.

Através da lei estadual nº 912, de 24/11/1953, o distrito de Olho D’Água do Borges deixa de pertencer ao município de Patu para ser anexado ao novo município de Almino Afonso. Em 1963, foi desmembrado do município de Almino Afonso e elevado à categoria de município com a mesma denominação, pela lei estadual nº 2998, de 17-/2/1963.

A data de hoje nos traz uma angústia, e algo intrigante que nos leva até a uma determinada revolta. A sociedade Olhodaguense está desprovida de conhecimento a cerca de sua própria história, uma vez que os poderes público municipal ao logo dos anos, não se preocupam  em manter viva a história do processo de formação territorial e politica de nosso município. 

A prefeitura decreta feriado municipal no dia 17 de dezembro, sem, contudo realizar nenhuma cerimônia oficial, se quer para marcar a passagem da tão importante data, pois se não fosse esse meio de comunicação a data passaria despercebida, pois poucos sabem do seu significado e a importância na nossa história.

  
Olho D’água do Borges exige que se preserve sua história, sua gente, sua cultura, na memória de tantos que a custa de muito sofrimento e suor desbravaram e ajudaram a fazer desta terra o nosso orgulho, ainda que manchado por tantas perseguições, descriminações e maldade.

Ainda assim FELIZ ANIVERSÁRIO, é com muita alegria que venho parabenizar, saudar toda população, todos os homens, mulheres, idosos, jovens e crianças, da nossa querida e sofrida Olho D’água do Borges, que completa hoje  49 anos da sua emancipação política.

6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Ainda bem Gilberto que você lembrou ao povo o porque desse feriado, por que poucos tem conhecimento dessa data e fica a se perguntar: hoje é feriado de que?

    Vai entender por que é mudo esse feriado!

    Bem lembrado amigo, parabéns a toda nação da nossa querida Olho Dagua!!!

  1. Anônimo disse...:

    Parabéns Olho D'água,e parabéns Gilberto,seu blog foi o que me informou dessa data tão especial para os que ainda respeitam essa cidade!
    Ao contrário de outros blogs que só se preocupam em "adular,e postar besteiras".
    A história dessa cidade não pode morrer,como vem acontecendo nos últimos anos!

  1. Anônimo disse...:

    Nesses 49 anos de emancipação política, quase metade dos mandatos de prefeito permanecem no domínio de uma oligarquia familiar que só causou prejuízos ao nosso município, tem que lembrar aos Olhodaguenses nesta data, que não podem insistir em perpetuar na nossa Prefeitura pessoas que só melhoraram a vida dos seus parentes e paus mandados capazes de tudo o que não se pode chamar de decência, você que vendeu barato o seu voto, só deixou um legado aos seus filhos, o de ter aprovado o trabalho Fixa Suja dos 03 últimos alcaides de Olho D'água dos Borges.

    Acorda povo, por aqui já passaram pessoas que administraram com êtica e respeito, nào façam de conta que somos um município emancipado politicamente, mostrem que poderemos voltar a ser.

  1. Anônimo disse...:

    Parabéns Olho D'água do Borges e para você também Gilberto que teve a iniciativa de divulgar esta data tão importante e que os outros blogs não tiveram a coragem de divulgar. seu blog é o de maior credibilidade de ODB e não submete-se ao puxa-saquismo.

  1. Unknown disse...:

    Pena que, politicamente, nosso município não tem muito comemorar. Mas ainda sim é pertinente lembrarmos esta importante data.

  1. Anônimo disse...:

    Caro gilberto, sinto saudade daqueles pedrinhas redondas que utilizava em minha baladeira,quando era criança e ia para casa da minha tia maria, não podemos esquecer do agropecuarista Júlio fernandes, domlíder caiçara, do primeiro prefeito mário solano, de bechim. dos jumentos e ancoretas indo buscar água, dos pirulitos e das piadas de anônio baldo, eita pedacinho de terra boa!!!!!! passei alguns dias por aí também. muito bem lembrado

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179