Olho D'água do Borges/RN -

Semana de muita chuva no Sul, Nordeste e Norte do Brasil

Áreas de instabilidade, que provocam chuva forte, ainda se espalham sobre o Norte e parte do Nordeste devido a atuação da  Zona de Convergência Intertropical.

A chuva será volumosa na semana de 10 a 16 de abril nas Regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, no norte do Mato Grosso, no sul do Mato Grosso do Sul e em áreas de Minas Gerais, São Paulo e Rio De Janeiro

Nessas áreas, os volumes de chuva podem alcançar valores entre 100mm e 300mm nesse período, com potencial para danos. 

Destaque também para a Região Norte e Nordeste do Brasil até 17 de abril, pois as chuvas são intensas e volumosas, causando mais cheias e com condições para deslizamentos de terra. 

Os maiores acumulados de chuva acontecem sobre o Amazonas, Pará, no oeste e leste do Acre, no sul de Roraima, no sul e leste do Amapá, centro-norte do Maranhão e do Piauí e litorais do Ceará e do Rio Grande do Norte.  

O excesso de chuva sobre o Norte e Nordeste do Brasil ainda está relacionado com a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que vem atuando em banda dupla nas últimas semanas. 

A ZCIT atua no Amapá, no norte do Pará, no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, e também influencia parte do Amazonas e Roraima.  

Além da ZCIT, a borda de um vórtice ciclônico em altitude (VCAN) ajudará a aumentar as precipitações no Nordeste do país e parte do Tocantins nos próximos dias.  

Atenção para a chuva volumosa em Salvador(BA) no próximo final de semana. A chuva já aumenta partir do sábado (16).

Fonte: Climatempo 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179