Olho D'água do Borges/RN -

Viva o Dia da Independência do Brasil

 Canal da Lelê: Feriado de Sete de Setembro

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas na maioria das cidades brasileiras, mas infelizmente esse ano as comemorações da Independência do Brasil, não vai levar para as ruas o tradicional desfile cívico-militar em comemoração pela Semana da Pátria. O cancelamento é uma medida de prevenção sanitária para evitar aglomerações nas cerimônias, devido ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Apesar da restrição, todos os cidadãos podem participar da campanha de amor à Pátria. Basta colocar uma bandeira do Brasil ou camisa verde ou amarelo na janela de sua casa neste dia 7 de setembro e fazer parte dessa mobilização. 

História

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, D. Pedro I proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

Quais foram as causas da independência?

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Isso teve relação direta com a Revolução Liberal do Porto de 1820, mas podemos considerar que tudo começou com a transferência da família real para o Brasil, em 1808.

Feriado

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país consolidou essa data como o dia em que D. Pedro realizou o grito da nossa independência, sendo esse acontecimento um marco de fundação de nosso país. Apesar disso, os historiadores atualmente não têm certeza se d. Pedro realizou, de fato, o Grito do Ipiranga.

Sendo considerado um dos marcos fundadores, a data é entendida como um momento importante para a memória coletiva do brasileiro e, por isso, deve ser celebrada. A importância da data é facilmente identificada pelo fato de que ela é um  feriado nacional e é um dos três feriados que comemoram acontecimentos marcantes da história brasileira.

O 7 de setembro só foi transformado em feriado nacional durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o primeiro presidente do Brasil após a ditadura de Vargas. Essa lei decretou a existência de sete fereiados no calendário brasileiro e foi reforçada e modificada por uma lei assinada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. 

As duas leis foram as seguintes:

Lei nº 662, de 6 de abril de 1949;

Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179