Olho D'água do Borges/RN -

Olho D’água do Borges integra oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro

Pela primeira vez, desde sua emancipação política, o Município de Olho D’água do Borges foi incluso no Mapa Oficial do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo. A confirmação aconteceu nesta segunda-feira (26), através da Portaria nº 271/2019 do Ministério do Turismo, que divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para atuação no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada. Só os municípios incluídos no referido mapa estão aptos a captar e receber recursos do Estado e da União. A certificação é importante para que Olho D’água do Borges possa cadastrar projetos e pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2021.

Para ser incluído no Mapa, o município precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o segmento na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado pelo prefeito municipal ou dirigente responsável pelo setor.

É importante lembrar que o Município de Olho D’água do Borges teve a sua Secretaria Municipal de Turismo criada através da Lei Municipal nº 573 de 26 de abril de 2018 e tem como secretario o Professor Escolástico Paulino Filho. Outro órgão importante para o desenvolvimento do turismo em um Município, é o seu Conselho Municipal de Turismo, que foi criado também através da Lei Municipal nº 583 de 17 de agosto de 2018.

O Trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, foram de vital importância para a inclusão do Município de Olho D’água do Borges no Mapa de Turismo do Brasil, e foi reconhecido pelo Ministério do Turismo, por conta do empenho de todos envolvidos e pela documentação exigida pelo MTur ter sido entregue dentro dos prazos e de forma correta.

Parabéns ao Município e todos os envolvidos nessa conquista, que com muita persistência souberam superar todos os obstáculos. “Quem apostou contra quebrou a cara”. A luta continua, pois conquistamos apenas a nossa inclusão no mapa, temos que desenvolver uma política consistente do turismo local para que possamos continuar no Mapa do Turismo Brasileiro em 2021 - Na vida, todo obstáculo tem um propósito: ser ultrapassado. Essa certeza tem de estar sempre presente ao longo da nossa luta.

O trabalho em equipe só nos faz sentir mais fortes, pois quando achamos que já não podemos continuar, os nossos colegas nos ajudam a olhar para a frente, e nos mostram novamente o caminho que devemos seguir. Com uma boa equipe nunca se fica perdido no deserto, é a união que faz força e que faz de nós mais fortes em nossas conquistas". 

Parabéns a todos!


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179