Olho D'água do Borges/RN -

Em crise, governo do RN contrata mais do que exonera, revela Janeayre

Cumprindo agenda em Mossoró, a presidente do Sindicato do Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (SINSP-RN), Janeayre Souto, visitou a redação do JORNAL DE FATO, oportunidade em que tomou o “Cafezinho com César Santos”. A entrevista, na íntegra, será publicada na edição deste domingo (25).

Na conversa, a sindicalista afirmou, entre outros pontos, que na gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) a quantidade de nomeações de cargos em comissão tem, em muitos casos, superado a de exonerações, promovendo um “inchaço” na máquina pública.

“Para o Governo pagar as contas, precisa fazer o dever de casa, mas não tem feito. Porque se a gente analisa um Estado que vive em crise financeira, que tem um decreto de calamidade financeira publicado, esse Governo não pode se dar o luxo de fazer o que vem fazendo, ou seja, uma por uma, ou até duas por uma, nas exonerações e nomeações. Um Governo que está em crise tem que exonerar e nomear o essencial, para que a máquina pública funcione. Nas nossas contas, tem horas que (o número de nomeações) ultrapassa (o de exonerações). É só olhar o Diário Oficial”, pontuou.

Segundo Janeayre Souto, uma visita ao Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal, comprova essa afirmação.

“Hoje, se você for ao Centro Administrativo, vai ver que está inchado. Não é com servidor; é com trabalhador terceirizado e cargos comissionados. Essa gestão já ultrapassa a casa dos 11 mil trabalhadores terceirizados. Se você pega os dados de julho de 2019, com relação a julho de 2018, vai ver que aumentou o gasto financeiro do Estado com terceirizados em mais de R$ 6 milhões”.

A presidente do Sinsp-RN reforça ainda que o último concurso para servidores de nível médio no Estado aconteceu em 1989, com convocações e nomeações em 1990. Ela denuncia que está havendo uma substituição desses servidores por trabalhadores terceirizados e comissionados.

“Tem uma conta que não vai bater. Lá atrás, cada 4,4 servidores na ativa pagavam um aposentado, hoje os servidores aposentados e pensionistas ultrapassam o número de servidores ativos, a conta do déficit previdenciário não vai fechar. Os terceirizados contribuem para o regime geral”, afirmou.

Janeayre acrescenta que o Governo precisa encontrar mecanismos que viabilizem a realização de concurso público. “Não podemos admitir que se tenha uma outra porta de entrada no serviço público que não seja concurso. Hoje é comum: ‘arranje um emprego numa terceirizada’. Não somos contra os terceirizados, os comissionados, mas não vamos admitir outra porta de ingresso no serviço público senão o concurso público”, enfatizou.

APREENSÃO
Ainda no “Cafezinho com César Santos”, a presidente do Sinsp-RN reforçou a preocupação dos servidores com o pagamento do 13° salário de 2019. Sem a entrada de recursos extras até o fim do ano, a gestão Fátima Bezerra não conseguirá honrar com o benefício. O alerta já vem sendo feito pelo sindicato há quase um mês.

“Hoje, o Governo não tem esse dinheiro para o 13°. Ele tem enfrentado dificuldades, e após postagem de matéria em nosso site, há cerca de 20 dias, alguns secretários do Governo começam a falar vindo em direção à gente, como o chefe da Casa Civil, que disse que se não tiver dinheiro novo, uma injeção de recursos, o Governo terá dificuldades; depois foram o controlador, a secretária da Administração, até a própria governadora já dá entrevista nesse sentido, o que mostra que a análise que o Sinsp está fazendo está correta”, concluiu Janeayre Souto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179