Olho D'água do Borges/RN -

02 de novembro: Hoje é dia de finados


O Dia de Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos.

O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta do século V, mas foi no século XIII que o dia dois de novembro passou a ser o Dia de Finados. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. Já no Brasil, a tradição é outra e independendo da temperatura da região, visitar os que já morreram é uma obrigação das primeiras horas do dia.

Neste dia as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. Cada ato desta tradição é carregado de motivações pessoais e sentimentos, mas acima de tudo, a visita é uma expressão de respeito aos que já se foram. Dentre os costumes brasileiros, acender velas próximo aos túmulos é essencial. Velas para iluminar caminhos. Já as coroas de flores em forma de circulo representam a vitória da vida sobre a morte. Para maioria, dia e suas formas de homenagem é uma forma de encontro com os que já foram.

Por tanto, hoje o dia é de oração. Hoje é dia de finados e devemos refletir na obra do Senhor e nas pessoas que amamos, mas já não vivem mais entre nós. Por mais difícil que seja temos de prestar homenagem a todos. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179