Olho D'água do Borges/RN -

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



No dia 18 de Maio de 2000 foi publicado a Lei 9.970 que estipulou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um data que nos leva a pensar sobre este ato cruel e desumano que atinge milhares de pessoas diariamente, no entanto este deve ser lembrado e combatido todos os dias.
 
As violências de abuso sexual partem tanto da forma intrafamiliar e extrafamiliar, ou seja, ocorrem dentro e fora do âmbito familiar das crianças e adolescentes. A exploração sexual de crianças e adolescentes é a mais cruel dimensão mercantil de uma mercadoria, sendo este ato cometido em todo o mundo sem distinção de classe social entre os exploradores e os clientes, no entanto, o único ponto em comum é a perca da inocência, da vida e do futuro destas crianças e adolescentes.         
 
O abuso sexual de crianças e adolescentes por muitos anos foi um assunto tratado à margem pela sociedade, principalmente pelo fato de que muitos abusadores estão no convívio familiar, sendo ai a grande dificuldade em identificá-los, tendo como exemplo o fato de uma criança quando está na sua escola e apresentam marcas de abuso, a escola obtém da família a resposta que a mesma é muito danada, é muito inquieta, é chorona, é muito rebelde, com tudo isto as crianças ficam extremamente amedrontadas em revelar os abusos ocorridos.
A exploração sexual de crianças e adolescentes em sua maioria parte da necessidade financeira dos exploradores, que buscam com a fragilidade e a facilidade em coagir o lucro certo, oferecendo para os clientes “doentes” a oportunidade de “matarem” seus desejos, ato este que não deixaria de ser uma prostituição com abuso sexual, pois as vítimas não realizam tal atividade por conta própria.
 
As relações entre o abuso e a exploração sexual estão estreitamente relacionadas. No Brasil no universo de 5.000 mulheres envolvidas com a prostituição, 1.619 mulheres foram exploradas ou abusadas quando eram crianças ou adolescentes, fato este que começou em sua maioria dentro do convívio familiar ou com a negligência dos familiares, provando desta forma que uma boa estrutura familiar e uma educação apropriada poderiam ao menos diminuir estes índices.

O respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes é um ideal a ser alcançado no Brasil. Segundo dados do Disque 100, de maio de 2003 - data em que o serviço entrou em funcionamento - até março deste ano, foram registradas 66.982 denúncias envolvendo situações de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes. É importante ressaltar que, cada uma das denúncias pode representar que houve uma ou mais formas de violência praticadas contra uma ou mais pessoas. O Estado que aparece com o maior número de denúncias, de maio de 2003 a março de 2011, é a Bahia com 7.708 casos, logo após vem São Paulo, 7.297 e Rio de Janeiro com 5.563.
 
Precisamos como sociedade organizada combater este terrível ato de violência, não apenas com ações marcadas por uma data, e sim com uma política pública que visualize o abuso e a exploração nos mesmos moldes de um homicídio, pois no Brasil um pedófilo consegue passar poucos meses preso e com sua liberdade nada o impede de praticar os mesmos atos, porém irá apenas utilizar outros meios e com mais cuidado para não ser preso. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179