Olho D'água do Borges/RN -

BC anuncia medidas para proteger quem teve cheque roubado

Deu em O Globo

A pessoa que tiver seu talão de cheque roubado ou extraviado, e não tenha percebido o problema, está mais protegido a partir de agora.

O Banco Central (BC) publicou circular que obriga os bancos, antes de "devolverem" o cheque alegando falta de fundos ou conta corrente encerrada, verificar outros motivos que possam justificar a devolução.


Ou seja, terão de averiguar eventuais erros de preenchimento ou assinatura incorreta, por exemplo. Assim, acredita o BC, ficam menores as chances de o dono do cheque ter seu nome incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF) injustamente.


Caso o cheque tenha a assinatura e os outros dados corretos, e mesmo assim não tiver fundos ou aquele conta corrente já tenha sido encerrada, o titular do documento terá sem nome colocado no CCF.


A circular 3.535 publicada hoje regulamenta a resolução de abril, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que criou novas regras para os cheques. Entre elas, a que obriga a apresentação de um Boletim de Ocorrência para sustar um cheque.


O BC ampliou, também hoje, em 60 dias o prazo para que os bancos passam a fazer a chamada "compensação por imagem" dos cheques em áreas mais remotas, de difícil acesso.


Fonte:Fator RH

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179