Olho D'água do Borges/RN -

Lojas ainda não detalham tributos em notas fiscais

Consumidores  permaneceram sem a informação em Natal, apesar de a lei  que obriga as empresas a detalharem – nas notas fiscais - os tributos embutidos em produtos e serviços deveriam ter entrado em vigor ontem. 

As lojas apontaram dificuldades em implementar o modelo devido à falta de regulamentação, após seis meses da publicação da lei. No final da tarde, o governo federal  informou que enviará ao Congresso Nacional, ainda nesta semana, uma proposta ampliando em um ano o prazo para início da aplicação de multas às empresas que não se adaptarem.

“A prorrogação era necessária. A estrutura do comércio não está preparada para emitir esse modelo denota, principalmente o pequeno comércio. O que vai existir agora é um processo de orientação”, disse o superintendente da Associação Comercial do estado, Adelmo Freire. Os Procons estadual e de Natal prometem orientar os empresários em relação à nova regra.

A nota fiscal deverá conter a informação do “valor aproximado” correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais. Deverão estar discriminados os valores dos impostos: ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, PASEP, Cofins e Cide. 

 “Somente depois da regulamentação é que saberemos exatamente como esta exposição de números deverá ser feita, em detalhes, e poderemos estimar um prazo para que as empresas possam se adequar”, observou o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz. Para ele, a mudança trará  dificuldades e custos, uma vez que será preciso alterar softwares.

Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179