Olho D'água do Borges/RN -

Câmara Municipal de Olho D’água do Borges aprova projeto de lei recheado de inconstitucionalidade.

Foi aprovado ontem(31) na câmara municipal um projeto lei de iniciativa do poder executivo propondo a redução de salários do prefeito, vice-prefeito e secretários. De acordo com a CF, esse projeto não deveria ter sido aprova, por se tratar de um projeto totalmente inconstitucional.

Primeira inconstitucionalidade: A constituição federal diz no art. 29º, inciso V, que os  projetos que tratam de subsídios de prefeito, vice-prefeito e secretários, são de iniciativa da Câmara municipal e não do poder executivo; Veja a CF no art. 29º, inciso V:  Subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais fixados por lei de iniciativa da Câmara Municipal, observado o que dispõem os arts. 37, XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda constitucional nº 19, de 1998).

Segunda inconstitucionalidade: Com relação a redução de salários, a CF determina no art 7º, inciso VI e art. 37º, inciso XV, que os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis. Veja o que diz a lei: Art. 7º, inciso VI da CF: VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo; 
Art. 37º, inciso XV - O subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis, ressalvado o disposto nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

A pesar  da clara inconstitucionalidade comprovada, o projeto foi aprovado com 5 votos a favor e 4 contra. Votaram a favor da redução dos salários, os vereadores: Maria Helena Paiva, Celia Queiroga(Presidente da câmara), Zé Sergio, Vilmar Araujo e Jessica Queiroga. Votaram contra a redução de salários: Vereadores, Escolástico Paulino, Gildenia Pinto, João Cavalcante e João Maria.  

Quero deixar bem claro que não tenho nenhum interesse neste assunto, já que as pessoas prejudicas  concordam com esta irregularidade, quero apenas mostrar para sociedade que a maioria dos vereadores de Olho D’água do Borges passam por cima da lei, ou seja, fere escancaradamente a nossa carta maior em nome de interesses políticos partidário.

   

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179