Olho D'água do Borges/RN -

Hoje é 19 de março, Dia de São José: Dia de fé e esperanças dos sertanejos em um bom inverno

O 19 de março é celebrado com esperança em todo o Sertão nordestino. Neste dia, a fé por São José se renova na forma de orações e pedidos de chuva. Reza a tradição que, se chover na data, a colheita será farta. Apesar do inverno está fino, não suficiente para repor os mananciais de água, o sertanejo segue inabalável e investe na plantação.

A crença sertaneja de que a chuva no dia de São José é um prenúncio de bom inverno está diretamente ligada a um fenômeno meteorológico. Neste momento do ano, os raios solares estão mais próximos da Linha do Equador, atingindo o Nordeste com maior intensidade, o equinócio, fenômeno astronômico que leva dia e noite a terem a mesma duração, ocorre entre os dias 19 e 21 de março.

Neste ano, segundo os especialista da Emparn e outros institutos de meteorologia, a previsão de chuvas está dentro da normalidade a, acima da média, mas mesmo assim as chuvas ainda não fizeram com que córregos e riachos da nossa região conseguissem abrejar, como diz o sertanejo, apesar do município de Olho D’água do Borges, o acumulado de janeiro até hoje, já atingiu a marca de 406mm, ou seja, mais da metade de um inverno normal.

Foi o papa Pio IX quem nomeou São José padroeiro universal da Igreja em 8 de dezembro de 1870. Sucessivos pontífices instituíram o 1º de maio como de homenagem, graças ao seu ofício de artesão. Também foi escolhido como padroeiro da boa morte. Muito antes, no século 9, o escritor irlandês Felire de Oengus já celebrava o santo. Em 1479, a festa de São José passou a aparecer no calendário romano em 19 de março. 

Tradição
Ao longo da história, as homenagens a São José ganharam conotações diferentes. Em alguns momentos, mais caracterizadas pelas manifestações culturais, marcadas pelas tradicionais promessas que, caso a chuva caísse, o agricultor teria que pagar. Muitas vezes, envolviam sacrifícios físicos como longas caminhadas. Existiam práticas que consistiam em "roubar" a imagem do Santo, devolvendo no dia seguinte em procissão  após o pedido de  um bom inverno.

Ainda temos outras tradicionais manifestações culturais típicas do nordeste em homenagem ao dia de São José e, como o cordel e o repente. Um dos maiores ícones da cultura cearense, Patativa do Assaré, deixou dentre suas composições "A Triste Partida", interpretada por Luiz Gonzaga,  que descreve a expectativa sertaneja para o dia de São José.:

Sem chuva na terra descamba janeiro, 
Depois fevereiro e o mesmo verão.
Meu Deus, meu Deus
Entonce o nortista, 
Pensando consigo, 
diz 'Isso é castigo, 
não chove mais não'
Ai, ai, ai, ai
Apela pra março, 
Que é o mês preferido 
Do santo querido, 
Sinhô São José
Meu Deus, meu Deus
Mas nada de chuva, 
Tá tudo sem jeito, 
Lhe foge do peito o resto da fé.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179