Olho D'água do Borges/RN -

Ministro da Agricultura anuncia no RN o novo status da aftosa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, deverá anunciar nesta quinta-feira no Rio Grande do Norte a mudança de status do Nordeste de área de médio risco para de livre com vacinação da aftosa. Deverá acontecer hoje às 15 horas no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, durante a programação do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel),  no do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.
A primazia pelo anúncio da mudança de status da aftosa, aguardado há mais de 16 anos pelos criadores potiguares, também estava sendo disputado pelo Maranhão, que tem um rebanho seis vezes maior do que o RN. Com agenda cheia, com uma viagem marcada para China, teria pesado na decisão do Ministro aproveitar a presença em massa do setor leiteiro do Nordeste na Enel para fazer o tão aguardado comunicado. A decisão teria sido tomada ontem à noite depois do anúncio do Plano Safra 2013/2014, anunciado pela presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro Antônio Andrade. O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, acompanhará o Ministro da Agricultura.
Há semanas, o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Júnior Teixeira, vinha trabalhando para que o anúncio histórico da mudança de status da aftosa fosse feito no Rio Grande do Norte, mas ainda havia uma decisão oficial do Ministro a esse respeito. Depois do anúncio do Plano Safra em Brasília, ontem, o ministro teria finalmente se convencido de que a Enel seria o melhor fórum para comunicar a mudança de status da aftosa no Nordeste.
Ontem, na expectativa disso, alguns produtores potiguares que assistiram o anúncio do Plano Safra, levados pela Federação de Agricultura do estado, já davam como certo esse desfecho. “Num evento grande sobre leite, repleto de criadores, qual outra boa notícia o Ministro da Agricultura poderia dar?” – disse um produtor.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179