Olho D'água do Borges/RN -

“Os políticos do RN não têm o menor compromisso com o povo”, diz Presidente da Central Unica dos trabalhadores do RN

O presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte (CUT-RN), José Rodrigues Sobrinho, é um homem politizado, e como tal, declara com força e coerência com os princípios que norteiam a luta dos trabalhadores que representa. Em entrevista ao Jornal de Hoje, Rodrigues abordou o problema da seca que atinge o semiárido nordestino sob o ponto de vista do agricultor que sofre os efeitos da estiagem, e afirmou, num misto de desabafo com denúncia: “Os políticos do Rio Grande do Norte não têm o menor compromisso com o povo”.

Rodrigues lidera o protesto dos trabalhadores rurais no chamado “Grito da Seca”, um movimento de luta pela melhoria das condições do campo e que pleiteia do Estado ações efetivas para que o agricultor não seja obrigado a deixar o interior. Entre os pleitos, está o direito elementar à água, bem que, na visão do movimento, não faltaria, não fosse o “comportamento da classe política”.
Neste trabalho, ele defende o direito das classes menos favorecidas de reivindicar seus direitos, argumentando que a classe política está letárgica, não consegue dar as respostas na velocidade que a população que sofre na pele os efeitos da estiagem deseja. “Se a sociedade não se mobilizar, não for para a rua, nada vai acontecer em seu benefício, porque os políticos do Rio Grande do Norte não têm o menor compromisso com o povo, porque isso está manifestado; eles só procuram o povo em época de eleição, daqui a mais uns meses nós vamos ser procurados, mas eu acredito que o povo aprenda, que o povo se conscientize. Nós estamos em um Estado em que não temos saúde, educação, estradas, respeito pela dignidade do homem do campo, não temos absolutamente nada. Então está na hora do povo pensar em si, pensar que as soluções não partem mais dos políticos e sim dele e por isso estamos chamando o povo para a rua”.
“Nós não podemos aceitar essa situação, temos o direito de manifestar, principalmente num fenômeno que se chama seca, onde as autoridades políticas estão ausentes aos anseios e às necessidades neste momento. Nós temos consciência que não vamos acabar com a seca nunca, mas podemos pelo menos acabar com a miséria que a seca causa ao povo nordestino e principalmente ao povo do Rio Grande do Norte e no momento, as autoridades, que deviam estar do lado do povo, estão contra o povo”, disse.
Segundo José Rodrigues, “a sociedade deve se conscientizar que o Nordeste é uma região onde somos explorados politicamente pelos nossos políticos, haja vista que você não tem conhecimento de nenhuma manifestação efetiva dos políticos dessa região, não sei, mas do Rio Grande do Norte podemos afirmar, que eles estão totalmente ausentes, até porque eles talvez se beneficiem com isso, através da tal da indústria da seca”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179