Olho D'água do Borges/RN -

Procuradora desmente governo Bolsonaro e legitima 33,23% de reajuste do Piso do Magistério

 

"Elida Graziane Pinto, do Ministério Público junto ao TCE-SP, diz que se não houve revogação expressa da lei 11.738/2008, como quer fazer crer o MEC, não pode ser presumida uma revogação tácita. E afirma também que "é muito cinismo fiscal do presidente Jair Bolsonaro desconstruir o piso dos professores e dar reajuste para forças de segurança".

O presidente Jair Bolsonaro e a CNM estão cada vez mais isolados na guerra pelo reajuste de 33,23% para o magistério. Em matéria publicada na segunda-feira (24) na Folha de S. Paulo, a procuradora Elida Graziane Pinto, do Ministério Público junto ao TCE-SP, rebate fake news e diz que não há revogação expressa da Lei 11.738/2008, que instituiu o piso nacional dos educadores, tal como querem fazer crer o MEC e o presidente Jair Bolsonaro. Fala da especialista é mais um importante reforço para a atualização salarial dos docentes.

Cinismo fiscal

Graziane classificou de cinismo fiscal do presidente Jair Bolsonaro querer "desconstruir o piso dos professores e dar reajuste para forças de segurança". Bolsonaro, como tem sido amplamente anunciado na grande mídia, defende reajuste salarial apenas para policiais. 

O que disse a procuradora Sobre a lei do piso:

"Se não houve revogação expressa da lei nº 11.738 de 2008, não pode ser presumida uma revogação tácita." Interpretação de matéria da Folha sobre a fala abaixo da procuradora.

"Não pode pressupor a perda do lastro da lei exatamente porque a emenda quis fortalecer e ampliar a valorização não só dos professores mas de todo os profissionais da educação."

Sobre a tática do governo Bolsonaro de postergar qualquer posicionamento oficial sobre o reajuste já definido em portarias interministeriais e garantido na lei do piso:

"Adiar é uma forma de ajuste fiscal. Mas é muito cinismo fiscal desconstruir o piso dos professores e dar reajuste para forças de segurança."

Bolsonaro não quer resolver

Elida Graziane Pinto destacou também que anúncio oficial do MEC não tem respaldo legal, ou seja, prefeitos e governadores já podem conceder o reajuste, visto que portarias interministeriais que garantem os 33,23% já foram publicadas pelo próprio governo federal. A procuradora pondera, no entanto, que "essa indicação da pasta sobre o piso consolida a questão nacionalmente e evita disputas interpretativas." Com outras palavras, Graziane Pinto diz que Bolsonaro não ajuda a resolver o impasse do reajuste porque não quer.

Fonte: Deverdeclasse

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179