Olho D'água do Borges/RN -

"Um desagravo em prol da justiça”

Nesta data comemora-se o aniversário do advogado, professor, jurista e juiz aposentado, Francisco Barros Días. 67 anos de uma vida cuja maioria dos anos foi dedicada ao Direito. Seja como juiz de direito, juiz federal, promotor, advogado ou professor de processo civil, o filho da pacata Olho D'água dos Borges tornou-se uma referência para seus pares, amigos, alunos, familiares, companheiros da dileta confraria jurídica. Personalidade ímpar, ao mesmo tempo humilde e afável, o tanto quanto brilhante, estudioso e hábil de raciocínio, Barros Días tornou-se uma referência para gerações. Entretanto, num Brasil de tantas contradições, de uma democracia outrora consolidada, refratária a uma já distante e repugnante ditadura, parece viver nos últimos anos deste século, uma crise tão aguda que atingiu até mesmo aqueles que lutaram, com tanto afinco, por conquistas constitucionais ora aviltadas. 

Por incrível que pareça, apesar de seu notável currículo, grandeza de espírito e dedicação, Francisco Barros Dias foi mais uma das vítimas políticas de um ativismo judicial tosco, um macartismo à brasileira, um autoritário lawfare das mais piores tintas quando, ao arrepio da presunção de inocência, foi preso, processado, exposto nas redes sociais, humilhado publicamente, numa máquina judicial donde o outrora acusado, magistrado aposentado, integrava, na singela função de realizar a Justiça. Parece, porém, que em tempos populistas e autoritários essa mesma máquina pública tornou-se mais um mero aparato de destruição de reputações, do que propriamente um poder de Estado responsável pela mais ilibada e equilibrada jurisdição. 

É terrível e ruidosa a sina dos injustiçados, mas também é balsâmico o canto dos redimidos, quando enfim podem romper os grilhões e gritar sua liberdade e inocência a plenos pulmões. Barros é um desses libertos! É um daqueles que, hoje, pode andar de cabeça erguida perante seus colegas de profissão na magistratura ou na advocacia, diante de seus alunos, familiares e amigos, e pode, com o sorriso que lhe sempre foi característico, confraternizar não apenas por seu aniversário, mas também por ter visto a Justiça pela qual dedicou uma vida inteira enquanto profissional do direito, enfim, ser realizada.

Está nota é um desagravo, não só daqueles que se colocam como verdadeiros amigos e admiradores de Francisco Barros Dias; mas também de todos aqueles que ainda acreditam na justiça. Não a vêem como mera quimera ou ilusão simplória a ser duplicada em hinos religiosos, em poemas declamados ou em reflexões filosóficas, mas uma justiça de verdade, que consagra verdadeiros campeões, que sempre ficarão na memória dos que envelhecem, e nas histórias a serem contadas aos que ainda nem nasceram. Este desagravo não vem carregado de revolta e nem de ressentimento, mas de alegria como a de um contagiante frevo, pois como dizem os belos versos da célebre marchinha pernambucana "Madeira do Rosarinho" de mestre CCapiba "E se aqui estamos , cantando essa canção. Viemos defender a nossa tradição. E dizer bem alto que a injustiça dói. Nós somos madeira de lei que cupim não rói". Feliz aniversário!! Francisco Barros Dias!!!".

Por Fernando Alves  e demais membros  da confraria  Habeas Corpus

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179