Olho D'água do Borges/RN -

Sisbravet entra em funcionamento para notificação de emergências veterinárias

Em funcionamento desde 16 de janeiro, o Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária (e-Sisbravet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já tem 725 usuários cadastrados desde o início da operação. A estimativa é chegar a cerca de 3 mil usuários, conforme o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Geraldo Moraes.

“Com o sistema, será possível acompanhar as medidas adotadas em uma emergência veterinária, desde a notificação, atendimento até a solução de uma suspeita de doença em animais”, completa o diretor.

Com o Sisbravet, o produtor ganhou mais um canal de comunicação com o serviço veterinário oficial, pois pode entrar na página do Ministério da Agricultura ou na página dos órgãos executores de saúde animal do estado apresentar notificação de suspeita de doença. Essa informação é imediatamente disparada, eletronicamente, para todas as unidades veterinárias responsáveis pela propriedade com os animais sob suspeita. A partir daí, o veterinário irá a campo, o mais rápido possível, para iniciar a investigação.

Cerca de 4.700 veterinários do país poderão abastecer o sistema com dados sobre detecção e atendimento de doenças dos rebanhos com agilidade, evitando a rápida dispersão, reduzindo os custos para os produtores e o risco de perda de mercados externos.

De acordo com o diretor, o atendimento às doenças é uma das atividades mais importantes de todo sistema de saúde animal. Essa é também uma atribuição dos órgãos executores dos estados. “Para atender rapidamente às suspeitas, é preciso agilidade, já que a propagação é rápida. 
O Sisbravet veio trazer modernidade para esse processo. Com esse sistema, destinado à contenção da doença, todos ganham", afirma. 

Hoje a proximidade do produtor com o serviço veterinário oficial é fundamental para esse tipo de trabalho. Quanto mais cedo o serviço veterinário toma conhecimento de suspeita de doenças em animais, mais ágil é a intervenção, evitando um problema mais grave.

Geraldo Moraes alerta que é fundamental o máximo de produtores se inscreverem e utilizarem o Sisbravet, que está aberto para qualquer cidadão fazer a notificação de suspeita. Não precisa de uma inscrição específica. Basta acessar o canal do Ministério da Agricultura e preencher as informações mínimas para que o veterinário oficial possa identificar a propriedade com suspeita de doença. Na notificação, o produtor pode se identificar ou pode fazer uma notificação anônima. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179