Olho D'água do Borges/RN -

Equipe de transição apresentou à governadora Fátima relatório com 40 medidas para enfrentar o déficit de R$ 1,8 bilhão

O grupo de Finanças e Orçamento da equipe de transição do novo governo já entregou à governadora eleita Fátima Bezerra, que toma posse no dia em 1º de janeiro, 40 medidas para enfrentar o déficit fiscal que ela vai herdar em torno de R$ 1,8 bilhões. O dinheiro que vai faltar no orçamento foi identificado no relatório do deputado Fernando Mineiro (PT), que relatou o projeto da Lei Orçamentária para 2019. Na tarde desta sexta-feira (21), a equipe reuniu a imprensa para apresentar o diagnóstico fiscal que foi produzido nos trabalhos da transição. Nele consta as propostas para equilibrar as contas do estado.

As medidas não foram divulgadas porque, segundo o futuro secretário de Planejamento de Finanças, Aldemir Freire, a governadora é quem deverá dar publicidade nos primeiros dias do seu governo. O documento, no entanto, já lhe foi entregue. Algumas poderão ser efetivadas por meio de decretos, outras precisariam passar pela Assembleia Legislativa do Estado. Os futuros auxiliares de Fátima não detalharam que medidas são essas, mas apontaram possíveis caminhos.

São medidas para recuperação fiscal para reduzir despesas, aumento do nível de receitas e obtenção de receitas extraordinárias. “Reconhecemos que a entrada de recursos extraordinários é fundamental. A governadora é quem vai anunciar. Poderemos, por exemplo, cortar despesas associadas à receita que sabemos que não vai se concretizar”, disse o futuro secretário de Desenvolvimento Econômico.

Receitas extraordinárias poderão entrar, por exemplo, via sessão onerosa dos royalties do pré-sal. Mas o futuro secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, apontou saídas dentro de sua área de atuação. Segundo disse, o fisco terá papel  fundamental neste processo. “O combate a sonegação será nosso foco. Além disso, vamos combater a concorrência desleal. Sabemos que precisaremos investir e fortalecer o fisco e temos projeto para reabrir ao menos dois postos fiscais. Nossa intenção não é aumentar impostos, mas aumentar a capacidade fiscal e combater a sonegação”, diz Xavier.

Veja mais AQUI 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179