Olho D'água do Borges/RN -

Reúso de água Integrado a sistemas produtivos sustentáveis no semiárido

Este projeto é voltado aos municípios, secretarias de Estado e empresas públicas estaduais. Será apoiada a iniciativa na área de promoção de infraestrutura sustentável de reúso de águas cinzas domiciliares integrado com atividades produtivas e de segurança alimentar no semiárido.


Essa ação está alinhada com o objetivo nº 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da ONU: “6.a Até 2030, ampliar a cooperação internacional e o apoio à capacitação para os países em desenvolvimento em atividades e programas relacionados à água e saneamento, incluindo a coleta de água, a dessalinização, a eficiência no uso da água, o tratamento de efluentes, a reciclagem e as tecnologias de reuso”.

O projeto deverá ter como objeto núcleo a implantação de tecnologias de reúso de água integrado às atividades produtivas e de segurança alimentar. A integração às atividades produtivas e de segurança alimentar poderá incluir sistemas eficientes de irrigação, compostagem, quintais produtivos, produção de palma forrageira e outras espécies vegetais com eficiência no uso de água, entre outras tecnologias. Será dada preferência aos projetos que integrem os sistemas de reúso com as atividades produtivas, associadas ao Programa Rotas de Integração Nacional.

O território alvo deverá ser o semiárido e beneficiar prioritariamente comunidades vulneráveis às mudanças climáticas, pequenos agricultores rurais e comunidades tradicionais.

A água no semiárido é mais que um recurso natural que deve ser protegido e conservado e utilizado de forma consciente, é um ativo estratégico essencial para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, que incide diretamente na qualidade de vida e no empoderamento da população mais vulnerável da região. 

Contudo, o grande déficit hídrico e a variabilidade das chuvas, marca a história e o desenvolvimento da região e ainda atua como limitador às atividades agropecuárias, principalmente, a da agricultura familiar. Diante desses fatores, é necessário investir em estratégias que permitam a convivência com as condições climáticas características do seu território. 

Veja mais AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179