Olho D'água do Borges/RN -

Tempo muda no sertão e há previsão de mais chuvas


“Zona de Convergência é onde convergem os ventos alísios de baixa pressão, que sobem e criam instabilidade. A zona já se formou e tem 400 km, mas esta posicionado acima do Ceará. Isso que está atuando no Seridó já é convergência, é possível que ela venha logo”, indica Bristot.

Na manhã desta quinta-feira, a Emparn realizou um encontro em Caicó com novas previsões para o inverno no Rio Grande do Norte. Contrariando as previsões do último encontro de meteorologistas do  Nordeste, em janeiro, que classificou o inverno na região como “abaixo do normal”, mudanças na temperatura do Atlântico Sul dão novas perspectivas ao cenário.

“A mudança foi na temperatura do oceano Atlântico Sul. Até dezembro, o Atlântico Sul estava mais frio do que o Norte. Mas em janeiro identificamos que ele esquentou. Está com 27,5 ºC, enquanto que o Norte tem 26º. É importante que, em março, ele esteja mais quente, pois isso influencia na umidade e na formação de ventos quentes. Tem sempre que ter vento vertical mais forte que o zonal, se não o sistema de precipitação que estava se formando é levado para longe”, explicou Bristot.

O aumento da temperatura, segundo Bristot, pode durar até três meses. “O Atlântico Sul armazena o calor por até três meses. Começa  a esquentar em dezembro e se encerra em março”, acrescenta. No dia 19 de fevereiro, ocorrerá a segunda reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiarido do Nordeste , que definirá um novo prognóstico para a o inverno.

Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179