Olho D'água do Borges/RN -

Governador Robinson Farias lançou ontem em Pau dos Ferros o Programa de Distribuição de Sementes 2015 com 142 toneladas a mais que 2014


A edição 2015 do Programa de Distribuição de Sementes foi lançada oficialmente nessa terça-feira (10) em Pau dos Ferros com um diferencial em relação a 2014: serão distribuídas para agricultores familiares 142 toneladas a mais do que o ano passado. Na prática, nesse ano, serão entregues 463.258 kg de sementes (30,7% a mais do que em 2014 quando foram distribuídos 321 mil kg). O lançamento do programa foi consolidado pelo Governador Robinson Faria na sede da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O Programa de Distribuição de Sementes é desenvolvido a partir do Banco de Sementes. Dessa forma, o agricultor recebe os grãos e se compromete a devolver a mesma quantia para o próximo ano, garantindo assim a retroalimentação do sistema. Em 2015, serão atendidos pelo Programa 137 municípios dos quais 31 cidades apenas na região Oeste do Estado. O Programa fornece o estoque de sementes selecionadas de milho, feijão e sorgo do tipo Ponta Negra, com recursos aplicados de R$ 4,3 milhões.

Ao todo serão atendidos 35 mil agricultores cadastrados nos 1.156 bancos de sementes. Esse ano serão fornecidos 10 mil quilos de sementes de arroz para as Associações de Produtores de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, com cadastramento feito pela Emater. Cada agricultor recebe individualmente 5 kg de milho, 5kg de feijão e 3kg de sorgo Ponta Negra.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Haroldo Abuana, comentou a importância do Programa para os agricultores potiguares. “Nós, enquanto gestores públicos, temos que dar as condições para que o homem do campo possa estar preparado para quando a chuva chegar. O Governo do Estado está se antecipando ao período chuvoso, que pode encerrar a situação difícil dos quatro últimos anos de seca estado”.

O Governador também enfatizou a importância do Programa de Distribuição de Semente, e dos Bancos de Sementes, mas destacou o trabalho específico da Emater. “Os extensionistas da Emater tiveram um papel fundamental no processo. Por outro lado, demos nossa palavra que trabalharíamos desde os primeiros dias da nossa gestão para abrandar o sofrimento dos agricultores que necessitam de um grande suporte do estado”.

Robinson Faria declarou ainda que a situação hídrica do RN poderia ser bem diferente caso a água tivesse sido tratada com prioridade. “Os governadores do passado não trataram a água como política de estado e com a importância que o assunto merece. Não queremos ser imediatistas, estamos planejando ações como para que as gerações futuras não sofram com isso. Vamos aparelhar os poços tubulares, retomar a adutora do Alto Oeste, que atenderá 16 cidades, e vamos dar andamento à Barragem de Poço de Varas”, encerrou.

Foto: Rayane Mainara


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179