Olho D'água do Borges/RN -

Aumento da umidade no Atlântico Sul pode melhorar regime de chuvas no Nordeste


As chuvas dos últimos dias no Nordeste podem indicar uma boa notícia a todos aqueles que dependem de um bom inverno na região. Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem trazido nuvens carregadas formadas no oceano Atlântico Sul.


Caso o fenômeno persista até o mês de maio, quando chega ao fim o inverno nordestino, a estação este ano pode ser de volume de chuvas dentro da média do período. O meteorologista explica que a ZCIT, onde se situa boa parte do Brasil e toda a região Nordeste, é a área mais quente do planeta, e influi diretamente no regime de chuvas porque é onde os ventos dos hemisférios Norte e Sul da Terra se encontram.

"Temos registrado aumento na umidade na porção sul do oceano Atlântico. Essa umidade tem sido trazida para o Nordeste e, se continuar assim de fevereiro a maio, o inverno na região pode apresentar volume de chuvas dentro da média para o período", explica o meteorologista.

Gilmar Bistrot conta que os efeitos do aumento da umidade no Nordeste nos últimos dias serão um fator analisado na terceira e última reunião do XVII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, entre meteorologistas e pesquisadores sobre o inverno no Nordeste este ano. A reunião será realizada nos dias 19 e 20 deste mês, em Natal, e traçará previsões para os meses de março a maio, quando a estação chega ao fim.

"Logo após a reunião, no dia 20, será emitida projeção do regime de chuvas até o mês de maio. Até lá, seguiremos acompanhando os indicadores como a temperatura e umidade tanto no oceano Atlântico como no Pacífico, o que, caso aumente de temperatura, pode diminuir as chuvas no Nordeste", explica Gilmar Bistrot.

No mês passado, os meteorologistas e a Emparn emitiram nota afirmando a probabilidade de que as chuvas na região ficariam abaixo da média era de 45% entre os meses de fevereiro e abril. A análise climática apontou ainda previsão de 35% de chuvas dentro do normal e apenas 20% acima da média.

Diferentes setores aguardam a publicação dos boletins e projeções do regime de chuvas no Nordeste, como agricultores e pecuaristas, além de empresas em ramos como o salineiro e de criação de camarões. Caso as chuvas fiquem dentro ou acima da média neste inverno, será o fim de três anos de seca na região. Contudo, se as previsões do mês passado se confirmarem, o abastecimento de água e economia nordestinas podem ser prejudicados.

Fonte: O mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179