Olho D'água do Borges/RN -

Bancada potiguar discutiram ontem em Brasilia com o presidente da CONAB, a volta do subsídio para a compra do milho no RN


Uma audiência articulada pelo mandato da senadora Fátima Bezerra discutiu nesta segunda-feira (2), em Brasília, a renovação da política de subsídio do milho, do Governo Federal. Além da parlamentar, participaram do encontro o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos; o senador Garibaldi Alves Filho; e os deputados federais Felipe Maia e Betinho Rosado Segundo.

A senadora e os demais representantes da bancada federal potiguar manifestaram a preocupação com a não renovação da portaria interministerial n. 710/14, instituída ano passado com fim de subsidiar a venda do milho. Eles reivindicam a edição de novo ato administrativo que garanta o amparo para a agricultura familiar e demais produtores enquadrados na portaria anterior.

A portaria que subsidiou o preço do milho alcançou 160 mil produtores do Rio Grande do Norte, ano passado. “Nossa luta é para que tenhamos esta política importantíssima, sobretudo para estados em situação de estiagem, como o RN – restaurada”, frisou Fátima. O presidente da Conab se mostrou sensível ao pleito. Ele garantiu que a Companhia dispõe de estoque suficiente para atender o aumento da demanda, gerado quando há barateamento do produto. Mas ressaltou que, no caso da política de redução do preço, esta depende do próprio Governo.

Diante da colocação de Rubens Rodrigues, a senadora se comprometeu em intermediar contatos junto aos ministros da Agricultura, Kátia Abreu; do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; do Planejamento, Nelson Barbosa; e da Casa Civil, Aloízio Mercadante, para apresentar as reivindicações. Além disso, no intuito de fortalecer o movimento, haverá uma articulação junto às demais bancadas do Nordeste para reunir governadores e secretários estaduais da área e fazer ecoar o pleito.

Os parlamentares fizeram um apelo, junto ao presidente da Conab, para que um estudo seja feito com fim de analisar a possibilidade de barateamento do produto. A senadora lamentou que, com o fim da vigência da portaria em 31/12/2014, o preço do produto voltou ao balcão da Conab a R$ 39,90, situação que pôs em dificuldade extrema um número significativo de agricultores familiares.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179